A Seleção Brasileira de triatlo paralímpico conquistou duas medalhas neste sábado, 19, na etapa da Copa do Mundo de Paris, França, evento-teste para os Jogos de 2024, que também ocorrerão na capital francesa.
O paranaense Ronan Cordeiro foi prata na classe PTS5, com o tempo de 54min18s, sendo superado pelo norte-americano Chris Hammer (53min49s), medalhista de ouro. O bronze ficou com o canadense Stefan Daniel (54min47s).
“Ainda em êxtase. Que prova minha gente! Que momento único! Não consigo mensurar em palavras tudo que vivenciei na World Triathlon Para Cup Paris – evento-teste dos Jogos Paralímpicos Paris 2024.Poder estar presente em um evento tão renomado, não tem preço. Que experiência incrível! Levarei comigo com muito carinho cada detalhe deste grande dia”, disse o atleta, representante do Praia Clube/MG , que tem tem má-formação congênita na mão esquerda e começou a competir no triatlo em 2018. Antes, ele foi da natação, modalidade na qual iniciou em 2012.
A outra medalha brasileira foi conquistada pela paulista Jéssica Messali, bronze na classe PTWC ao registrar a marca de 1h03min31s. O pódio foi completado pela australiana Lauren Parker (59min14s) e a norte-americana Kendall Gretsch (1h00s44s). “Seguimos rumo ao Mundial. Voltamos daqui a um ano”, disse a triatleta, que ficou paraplégica após um acidente de carro em 2013, referindo-se à possível classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
O Brasil ainda foi representado por Letícia Freitas, da classe PTVI, sétima colocada em sua prova (1h07min24). Além disso, no domingo, 20, a equipe brasileira ficou em 12º lugar no revezamento misto, com o tempo de 1h13min19s.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)