A ciclista paulista Gilmara do Rosário se sagrou vice-campeã mundial nesta quarta-feira, 9, ao chegar em segundo lugar na prova feminina de contrarrelógio da classe H2 (handbike), em Glasgow, Escócia. A italiana Roberta Amadeo, com o tempo de 23min52s66, ficou com a medalha de ouro. Sua compatriota Angela Procida, bronze, completou o pódio da disputa.
Esta foi a primeira e, até agora, a única medalha do Brasil no Mundial de ciclismo paralímpico de estrada. Na competição de pista, realizada até terça-feira, 8, também no Reino Unido, o paulista Lauro Chaman conquistou dois bronzes, nas provas scratch e omnium.
Outros brasileiros entraram em ação na Escócia nesta quarta-feira. Ainda na classe H2, mas masculina, Dave Lemos chegou em 9º lugar. Na H1, o Brasil teve um representante, Antônio Marcos Mello, que foi sétimo colocado em sua prova.
Ulisses Freitas, da H4, encerrou sua disputa na 16ª posição, a mesma de Ronan Fonseca (H5). Por fim, duas ciclistas do país estiveram na prova da classe H3: Jady Malavazzi terminou no top-10, em sexto lugar, e Mariana Garcia ficou na 12ª colocação.
O Mundial de ciclismo paralímpico de pista e estrada é o evento que mais distribui pontos para o ranking paralímpico de nações, usado para a definição das vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, oferecendo o dobro da pontuação dada em etapas de Copa do Mundo. As provas de estrada continuam até domingo, 13.
A Seleção Brasileira disputa o Mundial de pista e estrada com 15 atletas: Lauro Chaman, Carlos Soares, André Grizante, Victor Herling, Ronan Fonseca, Ulisses Freitas, Dave Raposo e Marcos Melo formam o time masculino. Jady Malavazzi, Amanda Paiva, Carolina Leite, Sabrina Custódia, Victória Barbosa, Mariana Garcia e Gilmara Sol são as representantes da equipe feminina.
Confira os resultados dos brasileiros nesta quarta-feira, 9:
Gilmara Sol do Rosário – Classe H2 – Prata
Dave Raposo Lemos – Classe H2 – 9º Lugar
Antônio Marcos Mello – Classe H1 – 7º lugar
Ulisses Leal Freitas- Classe H4 – 16º Lugar
Ronan da Mota Fonseca – Classe H5 – 16º Lugar
Mariana Garcia – Classe H3 – 12º Lugar
Jady Martins Malavazzi – Classe H3 – 6º Lugar
Time São Paulo
O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)