O Brasil encerrou o Mundial de tiro com arco paralímpico, disputado em Pilsen, na República Tcheca, de 17 a 23 de julho, com duas medalhas de prata e uma de bronze. A goiana Jane Karla participou de todas as conquistas e, com isso, assumiu o primeiro lugar do ranking mundial na categoria feminino composto.
Além disso, A Seleção Brasileira já havia obtido duas vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 durante o Mundial: uma no Composto Feminino Open e outra no Composto Masculino Open.
As medalhas de prata vieram com os times misto e feminino que disputaram as provas Composto Open. Na equipe mista, Jane teve a companhia de Reinaldo Charão, enquanto, na feminina, a goiana subiu ao pódio ao lado de Helena de Moraes.
Na decisão mista, os brasileiros foram superados pelos indianos Sarita e Rakesh Kumar (152 a 146). Na final feminina, as arqueiras do Brasil perderam por 152 a 145 para os britânicos Jodie Grinham e Phoebe Paterson.
Já na disputa individual feminina Composto Open, Jane conquistou o bronze ao derrotar a indiana Sarita por 142 a 139 no duelo pelo terceiro lugar. “Muita alegria estar no primeiro lugar do [ranking do] mundo pela segunda vez. É uma sensação incrível ver que estou no caminho certo. Só tenho agradecer a Deus, ao meu esposo e à minha família, que estão sempre ao meu lado me apoiando. Agradeço também ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), pelo suporte que nos dá para estarmos nas competições, ao Bolsa Atleta, que nos ajuda tanto, e à Confederação Brasileira de Tiro com Arco. Sem vocês, nada disso seria possível”, afirmou Jane, que esteve no topo do ranking em 2019.
O top-3 mundial na categoria feminino Composto é formado pela canadense Karen Van Nest , em segundo lugar, e a japonesa Irasawa Nako, em terceiro.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)