Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil encerra 1ª fase do Grand Prix de futebol de cegos com 100% de aproveitamento

Cássio celebra gol contra o Chile | Foto: Alessandra Cabral/CPB
*Matéria atualizada às 18h22

A Seleção Brasileira de futebol de cegos venceu o Chile, por 3 a 0, na manhã desta quinta-feira, 25, pela terceira e última rodada da fase de grupos do Grand Prix Internacional da modalidade, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Com gols de Raimundo Nonato, Jardiel e Cássio, o Brasil venceu seu terceiro jogo e se manteve com 100% de aproveitamento na competição, líder do Grupo B, que ainda contou com Japão e Inglaterra. Nesta sexta-feira, 26, às 17h, a equipe comandada pelo técnico Fábio Vasconcelos duelará contra a França, segunda colocada do Grupo A, na semifinal.A partida será transmitida pelos canais da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês) no Youtube.  A outra semifinal será entre Argentina, líder do Grupo A, e Japão, segundo do Grupo B, às 15h desta sexta-feira. 

O duelo diante dos chilenos, assim como contra os ingleses, foi bastante truncado. A Seleção não teve muitas oportunidades de gol na primeira etapa. Já no segundo tempo, logo no início, os gols aconteceram.

No primeiro, Nonato, novamente, finalizou com força para balançar as redes pela quinta vez no Grand Prix. Na sequência, Jardiel, com uma bela finalização, ampliou a vantagem brasileira. Fábio Vasconcelos, então, começou a rodar a equipe e dar minutagem para atletas que pouco jogaram nas duas primeiras partidas. Porém, coube ao experiente Cássio Reis fechar o placar com um golaço: 3 a 0. 

“Foi mais um grande jogo, contra o Chile, com o resultado de 3 a 0. Era o que já estava buscando, sem sombra de dúvidas. Os gols saíram e fomos muito felizes mais uma vez. Inclusive, com os jovens entrando e ganhando um pouco mais de experiência. Na semifinal, a gente conta com a torcida de todos”, disse Cássio. 

Sobre o Grand Prix
Ao todo, o torneio reúne oito equipes no Centro de Treinamento Paralímpico. Além de Brasil, Japão, Inglaterra e Chile, Argentina, Tailândia, França e Itália estão na capital paulista. É a primeira edição do tradicional Grand Prix da IBSA na América do Sul – México, em 2022, e Japão (2018, 2019 e 2021) foram as sedes anteriores. A Seleção Brasileira disputa a competição pela segunda vez na história. Logo em sua estreia, no ano passado, saiu da cidade mexicana de Puebla com o troféu de campeã. 

Confira a tabela da Seleção Brasileira de futebol de cegos no Grand Prix de SP 2023:

Dia 23/05
BRASIL 3 x 0 Japão

Dia 24/05
11h BRASIL 2 x 0 Inglaterra

Dia 25/05
11h BRASIL 3 x 0  Chile

Dia 26/05
17h BRASIL X França 

Patrocínio
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery