A Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, da sigla em inglês), em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), lança nesta quarta, 24, o IBSA Antidoping App, primeiro aplicativo do gênero concebido para pessoas cegas e com baixa visão.
O objetivo é ajudar todos os envolvidos com o esporte paralímpico a se informarem a respeito do tema de maneira simples e dinâmica.
A apresentação mundial do app acontecerá nesta quinta-feira, 25, às 13h, durante o Grand Prix de Futebol de Cegos, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Por meio deste aplicativo, treinadores, dirigentes e, principalmente, atletas – responsáveis diretos pelo seu registro clínico limpo – poderão encontrar todas as informações relativas à lista de substâncias e métodos proibidos; risco do uso de suplementos; procedimentos de teste e adaptações necessárias aos atletas com deficiência visual; TUE (Isenção de Uso Terapêutico); consequências do uso de doping; direitos e deveres dos atletas, entre outros tópicos.
O aplicativo também oferece hiperlinks que direcionam o usuário a entidades externas, como a Agência Mundial de Antidopagem (WADA) e a plataforma Global Dro, que responde à pergunta mais frequente dos atletas: “O(s) meu(s) medicamento(s) contém alguma substância proibida?”.
O app foi desenvolvido de acordo com as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (padrões WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), que consistem num grupo de recomendações de acessibilidade estruturado em quatro princípios: percepção, operabilidade, compreensão e robustez.
O IBSA Antidoping App tem o apoio do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e está disponível para download nas duas maiores plataformas de aplicativos para dispositivos móveis: iOS (Apple Store) e Android (Google Play).
Serviço
Apresentação mundial do IBSA Antidoping App
Data: 25 de maio de 2023
Horário: 13h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 – Vila Guarani/SP
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)