Acontece neste final de semana, nos dias 7 e 8 de maio, a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo. A competição terá provas de pista e campo e recebeu inscrições de 266 atletas. O evento será realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A competição irá oferecer a última oportunidade para que os atletas obtenham o índice mínimo definido pelo CPB para participar do Mundial da modalidade, que será realizado em Paris, de 8 a 17 de julho. Vale ressaltar que a obtenção da marca não garante convocação imediata e a lista de atletas que representarão o país será divulgada nas próximas semanas. Demais critérios para convocação podem ser encontrados neste link.
Este será o terceiro evento da modalidade do ano realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A primeira fase do Circuito aconteceu nos dias 25 e 26 de março. A disputa terminou com a quebra de três recordes mundiais.
A campeã paralímpica Beth Gomes estabeleceu a nova marca do lançamento de dardo na classe F53 (cadeirantes) ao atingir 13,69m. No mesmo torneio, a recifense Ana Cláudia da Silva saltou 4,13m e bateu o recorde na classe T42 (deficiências nos membros inferiores), enquanto a acreana Jerusa Geber, da classe T11 (atletas cegos), percorreu os 100m em 11s83.
Mais recentemente, em três domingos de abril, atletas paralímpicos e olímpicos se reuniram no CT para disputar o Desafio CPB/CBAT, organizado conjuntamente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e pela Confederação Brasileira de atletismo.
Um dos destaques da competição foi o paulista Júlio Cesar Agripino, campeão nos 1.500m no Mundial de Dubai 2019, que registrou a melhor marca da sua vida na prova dos 5.000m da classe T11, ao correr o percurso em 15min18s32.
Antes do Desafio, nos dias 31 de março e 1º de abril, atletas de Brasil, Argentina e Uruguai se reuniram no CT para disputar o Open Internacional de atletismo. A competição terminou com novo recorde das Américas do bicampeão paralímpico Claudiney Batista, da classe F56 (cadeirantes). Ele estabeleceu a nova marca no lançamento de disco ao arremessar a uma distância de 46,99m.
Além dos atletas citados, campeões e medalhistas paralímpicos se inscreveram para a próxima etapa do Circuito. Entre eles estão Raíssa Machado (F56), Thiago Paulino (F57), que competem sentados; Vinícius Rodrigues (T44, deficiência nos membros inferiores) e Alessandro da Silva (F11, atletas cegos).
Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e Braskem.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Alessandro da Silva, Claudiney dos Santos, Jerusa Geber, Raíssa Machado, Vinícius Rodrigues e Beth Gomes são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Alessandro Silva, Claudiney dos Santos, Jerusa, Rissa Machado, Vinicius Rodrigues, Julio Agripino Geber e Beth Gomes são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)