O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) participou do Seminário de chefes de missões dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que vão acontecer de 17 a 26 de novembro, no Chile. O país foi representado por Jonas Freire, diretor de Esportes de Alto Rendimento do CPB, e Mariana Rangel, coordenadora de Missões.
O evento contou com cinco dias de reuniões, atos protocolares e visitas a sedes dos Jogos, que serão realizados em novembro deste ano na capital chilena. Participaram delegados dos 33 países que estarão representados na competição.
Para Jonas Freire, a visita garantiu boas expectativas em relação ao evento no final do ano. “Foram muitas reuniões produtivas que ofereceram um detalhamento grande das operações, do dia a dia das equipes. Visitamos 11 arenas esportivas, muitas delas já prontas”, afirmou.
Ainda de acordo com o diretor do CPB, o evento deixará legados importantes para o continente sul-americano, em especial a inauguração de um centro de treinamento paralímpico chileno, atualmente em construção.
Jonas destacou ainda a preocupação com a acessibilidade como um ponto forte na organização do evento. “O Comitê Organizador Local está tomando todos os cuidados necessários para que seja uma grande experiência para os atletas paralímpicos, desde a chegada ao aeroporto. Estamos com a expectativa muito boa para a realização de um grande evento”, completou.
O Brasil foi o país líder no ranking de medalhas dos Jogos na edição de Lima, no Peru, em 2019. O país prevê enviar uma delegação de 500 pessoas, incluindo atletas e membros da equipe técnica, para disputas em 17 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (ip@cpb.org.br)