Cinco alunos da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estão em Curitiba para disputar o Campeonato Brasileiro de Jovens de bocha paralímpica 2023, no SESC Portão. O evento começou nesta quarta-feira, 19, e vai até o próximo domingo, 23. A competição faz parte da Paracopa SESC PR, que também inclui um torneio de futebol PC (paralisados cerebrais). Catorze unidades federativas do país (13 estados e o DF) estão representadas no torneio.
A Escolinha, como o projeto é carinhosamente conhecido, tem cinco atletas no Brasileiro: quatro da classe BC3 (atletas que usam instrumento auxiliar e podem receber assistência), Gabriel Antunes Serafim, Luíza Vitória Alves da Silva, João Marcelo Lima dos Santos e Matheus de Oliveira Raineri; além de um jogador da BC2 (atletas que não recebem assistência), Murilo Ribeiro.
Ex-aluna do projeto, Gabriele Rodrigues também participa do campeonato, mas pela classe BC1 (jogadores que podem receber auxílio).
A Paracopa servirá como oportunidade para os competidores, de 13 a 21 anos, mostrem seus resultados, visando importantes competições internacionais, como o Parapan de Jovens, em junho, na Colômbia, e o Campeonato Mundial de Jovens, que acontecerá em julho, em Portugal.
Wallas Viana, professor de iniciação esportiva na Escola Paralímpica de Esportes e chefe da delegação no torneio, disse que a experiência de um campeonato fora de São Paulo proporcionará crescimento aos jovens atletas.
“É um campeonato muito importante. Para nós de São Paulo, principalmente da Escolinha, será a primeira viagem. Como temos o privilégio de treinar no Centro de Treinamento Paralímpico, geralmente, somos donos da casa, não visitantes”, disse.
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
FICHA DE INSCRIÇÃO
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
*Com informações da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)
Patrocínio
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)