Sete atletas da Seleção Brasileira de esgrima em cadeira de rodas estão em Nimes, na França, para disputar a etapa da Copa do Mundo da modalidade entre quinta-feira, 20, e domingo, 23.
Medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 na modalidade, o atleta gaúcho Jovane Guissone buscará a liderança do ranking mundial na espada masculina B. Completam o time brasileiro Carminha Oliveira, Rayssa Veras, Monica Santos, Kevin Damasceno, Lenilson de Oliveira e Vanderson Luis Chaves.
Atual segundo colocado no ranking mundial da espada B, Jovane, que treina na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, terá como adversário na competição o britânico Dimitri Coutya, líder em sua classe. Na atual temporada da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas, o brasileiro garimpou uma medalha de bronze na etapa de Washington, nos Estados Unidos, além de uma quinta colocação em Pisa, na Itália.
Outro brasileiro nesta mesma disputa é Vanderson Chaves (pelo clube Grêmio Náutico União), o atual número 40 do ranking mundial. A dupla Jovane e Vanderson entrará em ação nas outras duas armas, também pela categoria B.
Ainda no masculino, Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União) e Lenilson de Oliveira (Club Athletico Paulistano) jogam as três armas, porém na categoria A.
No feminino, Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) e Rayssa Veras (Club Athletico Paulistano) representam o Brasil nas provas da categoria A, nas três armas. Na categoria B, Monica Santos (Grêmio Náutico União) será a representante brasileira, também nas três armas.
Carminha foi campeã na espada da 1ª Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas, realizada no início do mês, em São Paulo. Pela mesma competição, Rayssa faturou o título no florete e Monica ficou com a medalha de ouro na espada, na categoria B.
Em Nimes, serão jogadas as três armas, nos dois gêneros, nas categorias A e B. Na quinta-feira, 20, ocorrem as provas individuais de espada feminina A e B, além do sabre masculino B. Na sexta-feira, 21, vão à pista os esgrimistas do sabre feminino A e B, assim como do florete masculino A e B, novamente no individual.
Fechando as disputas individuais, no sábado, 22, serão disputadas as provas do florete feminino A e B e da espada masculina A e B. Já no domingo, 24, a competição encerra com os jogos em equipes.
Os atletas terão o auxílio do técnico Eduardo Nunes e do coordenador da esgrima em cadeira de rodas da CBE, Ivan Schwantes.
No total, o evento na Arena Le Parnasse recebeu 422 inscrições e terá transmissão pelo site da World Ability Sport (worldabilitysport.org)
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)