A competição reunirá provas nas três armas da modalidade, florete, espada e sabre, nas categorias A (atletas com mobilidade no tronco, amputados ou com limitação de movimento) e B (atletas com menor mobilidade no tronco e equilíbrio). Todas as disputas serão feitas na fórmula mista, ou seja, um turno de pule (fase de grupos), seguido por jogos eliminatórios até a definição do campeão.
Entre os esgrimistas inscritos estão o gaúcho Jovane Guissone, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 e prata em Tóquio 2020; e a paulista Sabrina Marques, aluna da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto de iniciação esportiva para crianças e jovens de 7 a 17 anos com deficiências física, visual e intelectual. Em agosto do ano passado, na 2ª etapa da Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas 2022, Sabrina ficou com a medalha de ouro na espada categoria B.
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)