A primeira competição estadual da modalidade voltada para jovens, no ano, reuniu cerca de 300 atletas com e sem deficiências de cidades paulistas.
Entre os representantes da Escolinha, como o projeto do CPB é carinhosamente conhecido, a estreante Luiza Araújo, 15, da classe WH2 (para cadeirantes) ficou com a medalha de prata na dupla mista e conquistou o bronze na chave de simples feminina.
Luiza nasceu com mielomeningocele e conheceu o esporte paralímpico por indicação de sua fisioterapeuta. A jovem começou a frequentar a Escolinha em novembro de 2022 e, quatro meses depois. disputou sua primeira competição oficial.
“Estou muito contente com meus resultados. Comecei a praticar esporte com a intenção de cuidar da minha saúde e encontrei no CT [Paralímpico] um lugar que me apresentou além da prática esportiva. Aqui me sinto abraçada e confortável para aprender. Inclusive, já estou me preparando para as próximas competições”, comentou a atleta.
Além das conquistas de Luiza, outros alunos da Escola Paralímpica de Esportes foram campeões em suas respectivas classes na competição: Arthur Dias (WH1), Vinicius de Oliveira (SH6), David Lima (SU5), Henrique Vieira (WH2), Matheus Soares (SH6) e Ana Luiza Silva (SL4).
Confira os resultados dos alunos na competição:
Arthur Terencio Dias (WH1)
OURO – Simples Masculino
PRATA- Dupla Masculino
Vinicius de Oliveira Costa (SH6)
OURO – Simples Masculino
OURO – Dupla Masculino
David Souza Lima (SU5)
OURO – Dupla Masculino
PRATA – Simples Masculino
Henrique de Carvalho Fernandes Vieira (WH2)
OURO – Dupla Mista
PRATA – Simples Masculino
PRATA – Dupla Masculino
Matheus Augusto Soares (SH6)
OURO – Dupla Masculino
BRONZE – Simples Masculino
Felipe Peterli Dantas (SU5)
PRATA – Dupla Masculino
BRONZE – Simples Masculino
Luiza Araújo (WH2)
PRATA – Dupla Mista
BRONZE – Simples Feminino
Ana Luiza Silva (SL4)
OURO – Dupla Mista
BRONZE – Simples Feminino
Gabriel Lucas Costa (SH6)
BRONZE – Dupla Masculino
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro