O Brasil conquistou 16 medalhas no Pan Am Series II de taekwondo paralímpico, disputado no Rio de Janeiro na última sexta, 24. Foram cinco medalhas de ouro, sete pratas e quatro bronzes.
As vitórias brasileiras vieram nas participações do campeão paralímpico Nathan Torquato (categoria até 63kg), Joel Gomes (até 80kg), Maria Eduarda Stumpf (até 52kg), Silvana Cardoso (até 57kg) e Ana Carolina Moura (até 65kg).
“Esse foi o primeiro evento do ano que conta para o ranking mundial. O ranking definirá os classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris. Começamos muito bem, com os nossos atletas garantindo pontos importantes na competição. Serviu também de termômetro para os Jogos Parapan-Americanos, pois estavam praticamente todos os atletas classificados”, disse Rodrigo Ferla, coordenador de taekwondo paralímpico da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd). “Isso nos mostrou que o Brasil vai forte para Santiago, com o objetivo de conquistar o primeiro lugar por equipe”, completou Rodrigo.
Na semana passada, a Seleção Brasileira de taekwondo paralímpico conquistou dez vagas para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, durante o Torneio Qualificatório da modalidade, também disputado no Rio.
Confira a lista dos atletas premiados:
Ouro
Nathan Torquato – até 63 kg
Joel Gomes – até 80 kg
Maria Eduarda Stumpf – até 52 kg
Silvana Cardoso – até 57 kg
Ana Carolina Moura – até 65 kg
Prata
Carlos Geraldo Coelho – até 70 kg
Claro Lopes – até 80 kg
Pedro Paulo Neves – acima 80 kg
Terezinha de Jesus – até 47 kg
Larissa Lohane – até 57 kg
Leylianne Samara – até 65 kg
Débora Menezes – acima 65 kg
Bronze
Hiury Martins – até 63 kg
Lucas Neves – acima 80 kg
Miriam Pio – até 47 kg
Cristhiane Neves – até 52 kg
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Cristhiane Neves, Débora Menezes, Leyliane Ramos e Nathan Torquato são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
O atleta Nathan Torquato é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)