Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de tênis de mesa fecha Aberto Paralímpico da Itália com oito medalhas

Thiago Gomes rebate bola; atleta foi campeão na Itália : Foto: Divulgação/Gustavo Medeiros/CBTM
O Aberto Paralímpico de tênis de mesa da Itália acabou neste sábado, 18, e o Brasil fechou a competição com oito medalhas. Doze atletas representaram a seleção brasileira no torneio, que começou na última quarta-feira, 15. 

Com o fim das disputas individuais, nas quais o Brasil conquistou 6 medalhas, começaram as disputas de duplas. Thiago Gomes ficou com o ouro nas mistas, ao lado da polonesa Ewa Cychowska, e Paulo Salmin e Israel Stroh faturaram a prata.

No último dia de Aberto Paralímpico da Itália, o brasileiro Thiago Gomes foi para o lugar mais alto do pódio na disputa das duplas XD22. Em uma virada de chave impressionante, Thiago e Ewa venceram a dupla japonesa Koya Kato e Maki Ito, por 3 sets a 2 (8/11, 11/9, 11/6 e 11/6).

Antes, foi a vez de passar pelos franceses Antoine Zhao e Magali Rousset, nas semifinais, também por 3 sets a 1. O primeiro set foi acirrado e os franceses levaram por 12 a 10. Thiago e Ewa, então, venceram os 3 últimos sets com um resultado mais confortável. Dois sets terminaram 11 a 6 e o último acabou 11 a 3, para sacramentar a vaga na final.

Já Paulo Salmin e Israel Stroh ficaram com a medalha de prata da classe MD14. Em uma final disputada, os brasileiros foram superados pela dupla francesa Clement Berthier e Esteban Herrault,  por 3 sets a 2 (12/10, 8/11, 11/9, 9/11 e 11/5).

Na fase de grupos, a dupla brasileira ficou em primeiro lugar, sem perder sets. Foram duas vitórias por 3 sets a 0: a primeira sobre Se Ho Lee, da Coréia do Sul, e Bobi Simon, da Rômenia, já a segunda ocorreu diante de Haris Eminovic e Paul van der Oor, da Bósnia e Holanda,

Outros brasileiros também jogaram a chave de duplas na Itália. Na classe XD7, as duas duplas brasileiras ficaram a um passo da medalha, caindo nas quartas de final. Fábio Silva e Joyce Oliveira foram superados pela dupla francesa Fabien Lamirault e Alexandra Saint Pierre, por 3 sets a 1. Já Guilherme Costa e Thais Severo perderam para Andela Muzinic Vincetic e Tomislav Spalj, por 3 sets a 0.

Marliane Santos e a coreana Sung Joo Park, na disputa da XD4, venceram a primeira partida da fase de grupos, mas perderam o segundo jogo e não avançaram para a fase eliminatória.

Na classe XD14, a brasileira Sophia Kelmer e o sueco Michael Azulay não conseguiram vencer na fase de grupos e foram eliminados. 

Israel Stroh e Bruna Alexandre formaram a dupla brasileira da classe XD17. Avançaram na fase de grupos em segundo lugar, porém, nas quartas de final, caíram para a dupla polonesa formada por Natalia Partyka e Maksym Chudzicki.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Patrocínios
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Bruna Alexandre é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
As atletas Bruna Alexandre, Joyce Oliveira, Marliane Santos e Paulo Salmin são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery