Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Bruna Alexandre e Sophia Kelmer conquistam ouro no Aberto Paralímpico de tênis de mesa da Itália

Sophia Kelmer vibra ao conquistar a medalha de ouro na disputa da classe 8 | Foto: Divulgação/André Soares/CBTM
O Brasil conquistou seis medalhas nas disputas individuais do Aberto Paralímpico da Itália, em Lignano. Após dois dias de competição e todos os doze brasileiros classificados às fases eliminatórias, Sophia Kelmer, Bruna Alexandre, Joyce Oliveira, Paulo Salmin, Marliane Santos e Thais Severo foram ao pódio.

O primeiro ouro veio na classe 8. Após passar pela francesa Lucie Hautiere nas semifinais por 3 sets a 0, Sophia Kelmer repetiu a dose na final e superou Zsofia Arloy, da Hungria pelo mesmo placar, com parciais de 11/7, 11/5, 18/16. O topo do pódio veio novamente para o Brasil na classe 10. Bruna Alexandre superou Natalia Partyka, da Polônia, por 3 sets a 2 na semifinal. A primeira colocação veio após mais uma vitória, desta vez conta Tzu Yu Lin, de Taipei Chinês, por 3 sets a 0, com parciais de 11/5, 11/3, 11/3.

”Chegar aqui no Aberto da Itália e fazer essa campanha foi muito bom, até por vir da Espanha sem medalhas. Precisei me superar em vários jogos, manter a cabeça no lugar e estou muito feliz. É o meu primeiro título na Europa e quero agradecer a minha família, ao (Alexandre) Ghizi, que ficou ao meu lado em todos os jogos, e a todos pela torcida”, exclamou Sophia Kelmer.

”O Aberto Paralímpico da Itália é e sempre será especial para mim, pois foi a primeira vez que venci a Natalia Partyka (Polônia). Sempre tive esse sonho e, vencer a maior lenda do tênis de mesa paralímpico é um dos momentos mais marcantes da minha carreira. Gostaria de agradecer ao Paulo Camargo que me acompanhou e me ajudou nos momentos complicados nos jogos aqui na Itália”, comemorou Bruna Alexandre. 

O Brasil também garantiu duas medalhas de prata, com Joyce Oliveira, na classe 4, e Paulo Salmin, classe 7. Joyce superou duas adversárias antes da grande final contra Borislava Peric-Rankovic, da Sérvia. Com parciais de 5/11, 11/3, 8/11, 11/9 e 9/11, a atleta adversária venceu a brasileira por 3 sets a 2. Já Salmin sofreu revés para o polonês Maksym Hubert Chudzocki por 3 a 1, com parciais 11/7, 12/14, 10/12 e 5/11.

As medalhas de bronze vieram na disputa da classe 3 do feminino. Marliane Santos se despediu da disputa na semifinal contra a sul-coreana Me Gyu Lee (3 sets a 1). Já Thais Severo foi superada por 3 sets a 0 pela croata Andela Muzinic Vincent. A sexta-feira, 17, reserva mais disputas de medalhas para os mesatenistas brasileiros. Na última semana, o Brasil fechou o Aberto Paralímpico da Espanha com 10 pódios. 

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Patrocínios
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Bruna Alexandre é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
As atletas Bruna Alexandre, Joyce Oliveira, Marliane Santos e Paulo Salmin são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery