Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Programação Paralímpica: Sul-Americano de rúgbi em cadeira de rodas começa nesta segunda-feira

Seleção Brasileira durante treino no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe o Campeonato Sul-Americano de rúgbi em cadeira de rodas, a partir desta segunda-feira, 13. A competição conta com a participação de oito seleções, divididas em dois grupos.

O Brasil está no grupo A, ao lado de Argentina, Uruguai e Peru. Na outra chave, estão Colômbia, Paraguai, Chile e Brasil Desenvolvimento (a equipe B do Brasil).

O sistema de disputa é de todos contra todos dentro de seus respectivos grupos. Após o fim da primeira fase, os dois primeiros de cada chave farão as semifinais, que definirão os finalistas do torneio. Já os outros times jogarão, de acordo com suas colocações, pela definição dos 5º, 6º, 7º e 8º lugares (veja mais na tabela abaixo). 

A abertura oficial acontece na tarde desta segunda-feira, 13, a partir das 14h30. A competição é aberta ao público, com entrada gratuita, e com transmissão pelo YouTube da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).

Confira a tabela completa:
Segunda-feira, 13
09h30    COLÔMBIA 49 X 42 BRASIL DESENVOLVIMENTO    
10h00    CHILE 47 X 32 PARAGUAI    
11h30    ARGENTINA X URUGUAI   
12h00    BRASIL X PERU 
14h30    CERIMÔNIA DE ABERTURA    
15h30   BRASIL DESENVOLVIMENTO X CHILE
16h00    PARAGUAI X COLÔMBIA    
17h30    URUGUAI X BRASIL  
18h00    PERU X ARGENTINA  

Terça-feira, 14
9h00  PARAGUAI x BRASIL DESENVOLVIMENTO    
09h30    URUGUAI x PERU
11h00    BRASIL x ARGENTINA    
11h30    COLÔMBIA x CHILE    
15h30    3° GRUPO B X 4° GRUPO A    (JOGO 13)
16h00    3° GRUPO A X 4° GRUPO B    (JOGO 14)  
17h30    1° GRUPO A X 2° GRUPO B    (JOGO 15)
18h00    1° GRUPO B X 2° GRUPO A    (JOGO 16)

Quarta-feira, 15
9h00      DISPUTA 7° LUGAR – PERDEDOR JOGO 13 X PERDEDOR JOGO 14    
11h00    DISPUTA 5° LUGAR – VENCEDOR JOGO 13 X VENCEDOR JOGO 14   
14h00    DISPUTA 3° LUGAR – PERDEDOR JOGO 15 X PERDEDOR JOGO 16    
16h00    DISPUTA 1° LUGAR – VENCEDOR JOGO 15 X VENCEDOR JOGO 16    
18h00    CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO    

World Series de natação na Itália 
A Seleção Brasileira de natação paralímpica ficou na liderança do quadro geral de medalhas da etapa do World Series de Lignano, na Itália, após a conquista de mais duas medalhas de ouro neste domingo, 12. Com isso, o país encerrou a sua participação com 13 medalhas, sendo nove ouros e quatro pratas. Ainda nesta semana, a partir do dia 16, 20 nadadores do país vão nadar na etapa de Sheffield, na Inglaterra. 

Grand Prix de atletismo de Marrakech 
A paulista Beth Gomes, da classe F53 (para atletas cadeirantes), quebrou um recorde mundial que durava quase 30 anos no sábado, 11, ao realizar um arremesso de peso em 6,51m durante o Grand Prix de atletismo em Marrakech, no Marrocos. A marca anterior, de 5,88m, era da neozelandesa Cristeen Smith, registrada em 1994, na Alemanha. 

No último dia de competições, a Seleção Brasileira de atletismo conquistou mais cinco medalhas (dois ouros, duas pratas e um bronze) e encerrou a sua participação com 15 pódios, na sexta colocação do quadro geral de medalhas – o país participou somente com oito atletas. 

Aberto Paralímpico de tênis de mesa da Espanha 
O Aberto Paralímpico de tênis de mesa da Espanha, disputado em Platja D’Aro, entre os dias 9 e 11 de março, contou com dez pódios brasileiros. Foram três ouros, duas pratas e cinco bronzes. 

No último dia da competição, 11, nas duplas mistas, Bruna Alexandre e Paulo Henrique Fonseca conquistaram o ouro na classe 17-20. Já Israel Stroh e Paulo Salmin ficaram com a prata na classe 14. Paulo Henrique Fonseca também voltou ao pódio após conquistar o bronze ao lado do Belga Ben Despineux, pela classe 14.

Outra atleta do Brasil a conquistar bronze no sábado foi Joyce Oliveira. Ela ficou em terceiro lugar em duas oportunidades. Em ambas, com compatriotas: Thais Severo, nos jogos da classe 5 e com Fábio Silva na disputa da classe 7-10. Marliane Santos, que contou com a parceria de Caroline Odaia Tabib, de Israel, também ficou com o terceiro lugar na classe 5. 

O Brasil conquistou outras medalhas em disputas individuais: Bruna Alexandre e Israel Stroh (ouro), Thais Severo (prata) e Joyce Oliveira (bronze). 

Ouros no Campeonato das Américas de triatlo paralímpico
A paulista Jéssica Messali faturou a medalha de ouro no Campeonato das Américas de triatlo paralímpico, neste domingo, 12, em Sarasota, nos EUA. Na prova feminina da classe PTWC, a brasileira fez o tempo de 1h00min05s e superou a canadense Leanne Taylor (1h03min05), além da mexicana Brenda Alvarez (1h05min16s), prata e bronze, respectivamente. 

A disputa teve 425 m de nado, 18,3 km de percurso feito na handbike (uma bicicleta adaptada) e mais 5 km de corrida em cadeira de rodas. 

“Campeã das Américas 2023. Seguimos mantendo o foco, pois a jornada apenas começou. Gratidão aos meus patrocinadores, amigos, à minha equipe técnica e família”, celebrou a campeã, natural de Jaboticabal, interior de São Paulo.

Além do título de Jéssica, o Brasil conquistou outra medalha de ouro na competição. Em um evento teste para o Mundial de Pontevedra, na Espanha, a equipe mista brasileira subiu ao lugar mais alto do pódio na prova de revezamento multiclasses. Além de Jéssica, o time foi formado pelos triatletas Ronan Cordeiro (classe PTS5), Letícia Freitas (classe PTVI) e Jorge Fonseca (classe PTS4).

1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo
A 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo acontece neste final de semana, dias 18 e 19 de março, no Rio de Janeiro. Ao todo, 51 atletas se inscreveram para as provas de carabina e pistola, na Escola Naval, localizada no centro da capital fluminense,  e de tiro ao prato (trap), no Centro Militar de tiro esportivo, em Deodoro, na Zona Oeste. 

É a primeira competição da modalidade em 2023. O Circuito Loterias Caixa substitui o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, disputado em duas etapas no ano passado, também no Rio de Janeiro.  

*Com informações da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). 

Patrocínio
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e Braskem. 
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O rúgbi em cadeira de rodas é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 
O tiro esportivo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
As atletas Beth Gomes e Bruna Alexandre são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
As atletas Beth Gomes e Bruna Alexandre são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery