Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Programação Paralímpica: 28 brasileiros disputam competições internacionais de natação e atletismo

Gabriel Araújo se prepara para nadar costas no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Alessandra Cabral/CPB
O Brasil será representado por 28 atletas de atletismo e natação em competições internacionais nos próximos dias. 

A Seleção Brasileira de atletismo paralímpico está em Marrakech, Marrocos, para o Grand Prix da modalidade, primeiro evento internacional do ano, entre os dias 9 e 11 de março. São oito atletas e dois atletas-guia brasileiros na África, com destaque para a paulista Beth Gomes, 58, atual recordista mundial no arremesso de peso pela classe F52 (para cadeirantes) e campeã paralímpica no disco nos Jogos de Tóquio. 

Já a de natação embarcou para a Europa neste domingo, 5, onde participará de duas etapas do World Series: Lignano, Itália, de 9 a 12 de março, e Sheffield, Inglaterra, de 16 a 19 de março. Entre os nadadores convocados para ambas as competições estão os campeões paralímpicos e mundiais Carol Santiago, Gabriel Bandeira e Gabriel Araújo. Oito atletas vão disputar provas na Itália e 20, na Inglaterra. 

Confira a lista completa dos convocados para Lignano neste link. 
Confira a lista completa dos convocados para Sheffield neste link. 

Vitor Tavares é campeão no Internacional de badminton paralímpico, na Espanha 
Após ser ouro nas duplas masculinas no Internacional de badminton paralímpico de Vitória, Espanha, o paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 (baixa estatura), foi campeão na chave de simples da etapa de Toledo, também em solos espanhóis.

Na decisão disputada neste domingo, 5, o brasileiro derrotou o francês Charles Noakes, de virada, por 2 sets a 1 (parciais 20/22, 21/19 e 21/10), em 54 minutos de jogo. 

Dois recordes nacionais quebrados no halterofilismo 
A 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo se encerrou neste domingo, 5, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com dois recordes nacionais quebrados. 

Além da nova marca brasileira estabelecida pela paulista e campeã paralímpica Mariana D’Andrea, na categoria até 79 kg, no sábado, 4, em prova transmitida pelo YouTube e Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), houve também um novo recorde registrado na categoria masculina acima de 107 kg, neste domingo. 

O carioca Gustavo de Souza, 23, representante da Associação Desportiva Almirante Adalberto Nunes (ADAAN/RJ), levantou 212 kg na competição e superou sua própria marca de 205 kg, alcançada em uma das etapas do Meeting Loterias Caixa de halterofilismo de 2022, disputada também no CT Paralímpico, na capital paulista, no último mês de dezembro. 

Fases de treinamentos
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe atletas do goalball, basquete em cadeira de rodas, atletismo (velocistas) e vôlei sentado para sentado para fases de treinos nesta semana. 

Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem. 
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Carol Santiago, Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira e Vitor Tavares são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery