Para estas atividades, o treinador convocou 15 atletas. Este é o início da preparação do time para os dois principais compromissos do ano: Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, em novembro, e o Mundial de Dubai, em junho.
Itamar, 51, retornou à equipe nacional neste ano, após a saída da treinadora Ana Cardoso. Ele já dirigiu a Seleção Brasileira masculina da modalidade em dois Jogos Paralímpicos: Atenas 2004 e Pequim 2008. Na capital chinesa, o Brasil ficou em oitavo lugar, melhor posição do time na história da competição em edições disputadas fora do país.
“É uma responsabilidade grande retornar à Seleção, mas, ao mesmo tempo, é uma felicidade encontrar essa estrutura que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas [CBBC] têm hoje. Há 20 anos, quando conseguimos a vaga para os Jogos Paralímpicos de Atenas, não tinha nada disso, mas já sabia que chegaríamos ao nível em que estamos agora”, disse o treinador, que começou sua carreira no paradesporto como atleta de basquete em cadeira de rodas em 1990. Oito anos depois, iniciou sua trajetória como técnico.
Para essa primeira fase de treinamentos de 2023, Itamar afirmou que tem buscado uma renovação na equipe. Dos 15 convocados, apenas três já disputaram um Mundial adulto: Marcos Cândido, Amauri Alves Viana e Dwan Gomes dos Santos. “Estamos com uma expectativa muito boa sobre essa nova geração. Esperamos ir bem nas duas competições que temos pela frente”, finalizou Itamar.
Confira a lista de convocados:
Dwan Gomes dos Santos
Renato da Silva
Sergio Ricardo Veiga Junior
Pedro Barbosa da Silva
Amauri Alves Viana
Felipe da Silva Santos
Wallace Estanilau Carvalho
Marcos Cândido Sanchez da Silva
Milley Nunes Lopes
Rildo Carlos Pinto Saldanha
Cristiano Junior M. Clemente
Marcus Willian C. Mendes
João Matheus Duarte Padilha
Guilherme Alves Lourenço
Eduardo Alexandre O. Da Silva
Patrocínio
O basquete em cadeira de rodas é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)