Na quarta-feira, 25, o catarinense, primeiro atleta brasileiro cadeirante a disputar o Aberto da Austrália, jogará na chave de duplas, ao lado do sul-africano Donald Ramphadi. No primeiro confronto, ambos vão enfrentar o britânico Andy Lapthorne e o norte-americano David Wagner.
Essa foi a estreia de Ymanitu no torneio australiano e o seu terceiro Grand Slam diferente. Ele já esteve em Roland Garros em duas ocasiões, 2019 e 2022. No ano passado, Ymanitu foi vice-campeão de duplas ao lado do australiano Heath Davidson. Ainda em 2022, o brasileiro esteve pela primeira vez em Wimbledon.
O brasileiro embarcou para Melbourne, na Austrália, no último dia 5 de janeiro. Na Oceania, ele participou de dois torneios antes do Grand Slam. O primeiro foi o Victorian Open, de nível ITF 1, equivalente a um ATP 500 dentro do circuito de cadeirantes. Nessa competição, Ymanitu foi superado na estreia pelo australiano Heath Davidson, por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2).
Na sequência, Ymanitu participou do Aberto de Melbourne, um Super Séries, semelhante ao Masters 1000, no qual fez duas partidas: uma na chave de simples, ocasião em que foi derrotado pelo norte-americano David Wagner (6/1 e 6/3), e outra na de duplas, torneio em que, junto ao sul-africano Donald Ramphadi, sofreu um revés de 2 sets a 0 (duplo 6/1) para a dupla holandesa Sam Schroder e Niels Vink.
Assessoria de Comunicação Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)