Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Escola Paralímpica de Esportes retorna às atividades na próxima segunda-feira no CT Paralímpico; saiba como participar

Aula de vôlei sentado da Escola Paralímpica de Esportes no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. | Foto: Ale Cabral/CPB
A Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) retorna às atividades na próxima segunda-feira, 23, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ainda há vagas para participar do projeto. Basta preencher a ficha de inscrição no final da página.

A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB desde 2018 e tem como objetivo promover a iniciação esportiva de crianças e adolescentes, com deficiência física, visual e intelectual, na faixa etária de 7 a 17 anos, em treze modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado.

Neste ano, o objetivo é atender cerca de 600 alunos diariamente no CT Paralímpico. Em 2022, a Escolinha, como é conhecido o projeto, contou com 436 alunos frequentes.

Alessandra Oliveira, 14 anos, compõe o grupo de alunos desde 2018. A jovem que teve parte dos membros superiores e inferiores amputados devido a um quadro de vasculite aos três anos, iniciou no esporte paralímpico no atletismo e migrou para a natação ao começar as aulas na Escolinha.

“Estou muito animada para voltar aos treinos. Os clubes em que eu treinava não eram acessíveis. Então, não conseguia praticar o que eu queria. Além disso, a Escolinha me fez despertar o amor pela natação”, comentou.

Na atual modalidade, a nadadora tem um histórico de muitas conquistas em competições estaduais e nacionais. Na última edição das Paralimpíadas Escolares, que aconteceu em novembro, ela faturou cinco medalhas de ouro, mesma quantidade conquistada na etapa regional de São Paulo.

Com os resultados obtidos nessa competição, Alessandra e outros sete alunos de quatro modalidades da Escola Paralímpica de Esportes foram convocados para o Camping Escolar Paralímpico, projeto que proporciona uma rotina de alto rendimento aos jovens. A primeira fase de treinamento acontecerá entre os dias 5 e 11 de fevereiro.

Escola Paralímpica de Esportes

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididas em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

FICHA DE INSCRIÇÃO

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

Patrocínios
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery