Paralimpíadas Escolares
A fase nacional das Paralimpíadas Escolares acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Este é o maior evento mundial para jovens com deficiência em idade escolar. Neste ano, 26 das 27 unidades federativas do Brasil serão representadas nas Escolares – a exceção é Piauí.
O evento irá reunir cerca de 1350 participantes – maior número de inscritos da história – em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado, com a estreia do halterofilismo na competição.
A cerimônia de abertura será na terça-feira, 22, às 18h e com transmissão pelo YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Além disso, os seguidores do CPB poderão acompanhar algumas disputas de vôlei sentado, goalball e basquete em cadeira de rodas, por meio do perfil no TikTok.
Parapan-Americano de tiro com arco paralímpico
O Brasil será representado por 13 atletas no Parapan-Americano de tiro com arco paralímpico, em Santiago, Chile. A competição que contará com 83 atletas, começa nesta quarta-feira 23, e vai até domingo, 27.
O evento será o principal qualificatório – com distribuição de 32 vagas – para os Jogos Parapan-Americanos 2023, que será realizado também na mesma cidade.
Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas
O Brasil encerrou sua participação na etapa da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas em Eger, na Hungria, com a disputa das competições por equipes masculina, feminina e mista. O evento faz parte da corrida por vagas e posicionamento de cabeças de chave nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Neste domingo, 20, os brasileiros chegaram ao quadro de 8 no sabre masculino, ao quadro de 16 no florete feminino e no quadro de 8 na equipe mista de espada. Desta forma, fecharam sua participação no campeonato, que marcou a importante medalha de ouro de Jovane Guissone na espada B, no individual, na sexta-feira, 18.
Maratona Internacional em cadeira de rodas
A paulista Vanessa de Souza e a paranaense Aline Rocha, ambas da classe T54 (para cadeirantes), completaram a 41ª Maratona Internacional em cadeira de rodas, em Oita, Japão, na quarta e quinta colocações, respectivamente, neste domingo, 20.
Vanessa, medalhista de ouro em três maratonas internacionais – Estados Unidos (2020), Espanha (2020) e São Paulo (2019) – finalizou o percurso em 1h44min17s, e Aline, única mulher brasileira a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno, completou em 1h55min23s.
A vencedora da prova foi a japonesa Tsuchida Wakako, com o tempo de 1h37min59s. A norte-americana Susannah Scaroni (1h38min01s) e a japonesa Kina Tsubasa (1h38min11s) completaram o pódio.
Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)