Com a disputa das competições por equipes masculina, feminina e mista, o Brasil fechou sua participação na etapa da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas em Eger, na Hungria. Neste domingo, 20, os brasileiros chegaram ao quadro de 8 no sabre masculino, ao quadro de 16 no florete feminino e no quadro de 8 na equipe mista de espada. Desta forma, fecharam sua participação no campeonato, que marcou a importante medalha de ouro de Jovane Guissone na espada B, no individual, na sexta-feira, 18.
O evento faz parte da corrida por vagas e posicionamento de cabeças de chave nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com o brasileiro se projetando como um dos nomes fortes a brigar por medalhas na França. Guissone, que representa a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR, também chegou ao quadro de 8 no florete e no de 16 no sabre. Também pela classe B, Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União/RS) foi quadro de 32 na espada e sabre, e chegou ao quadro de 16 no florete.
Na categoria A masculina, Lenílson de Oliveira (Club Athletico Paulistano/SP) parou na fase de pules na espada e no florete, e chegou ao quadro de 32 no sabre. Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União/RS) ficou na pule na espada, avançando ao quadro de 64 no florete e de 32 no sabre. Já Alex Sandro Souza (Esporte Clube Pinheiros/SP) foi o melhor entre os brasileiros da categoria, alcançou o quadro de 64 na espada, de 32 no florete e também no sabre.
Pela categoria A feminina, Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR) foi quadro de 32 na espada e no florete, ficou na pule na competência de sabre. Fabiana Soares (Sport Club Magnólia/RJ) chegou ao quadro de 32 no florete, não avançou da pule na espada e no sabre. Na classe B, Monica Santos (Grêmio Náutico União/RS) foi quadro de 16 no florete e sabre, parou no quadro de 32 na espada.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)