Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleções de goalball realizam fase de treinamento em preparação para o Mundial no CT Paralímpico

Danielle Longhini recebe bola de Jéssica Vitorino durante o Campeonato das Américas no CT Paralímpico, em São Paulo. | Foto: Ale Cabral/CPB
As Seleções Brasileiras feminina e masculina de goalball treinam até o próximo domingo, 20, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Este será o último período de treinos no local antes de embarcarem para Portugal, onde disputarão o Mundial da modalidade, entre os dias 8 e 16 de dezembro, na cidade de Matosinhos, Portugal.
 
“Nesta semana, estamos ajustando detalhes importantes nas jogadas ofensivas e defensivas da equipe. Algumas jogadoras participarão pela primeira vez do Mundial. Por isso, estamos trabalhando também a parte psicológica para que elas estejam preparadas para as disputas”, analisou Gabriel Goulart, técnico da Seleção feminina de goalball.

Dos 12 atletas que representarão o Brasil, seis serão estreantes no torneio. Entre eles, a ala Danielle Longhini, que compôs a equipe da Seleção de jovens na conquista do ouro inédito no Mundial juvenil da modalidade. 

“Era um sonho participar de uma competição de jovens. Alcancei meu objetivo de voltar para casa com a medalha de ouro após um grande desafio dentro e fora de quadra. Estou treinando intensamente para ter o mesmo desempenho no Mundial com a Seleção principal e conquistar o título de campeã lá em Portugal”, comentou Danielle.

Além dela, também participarão pela primeira vez da competição os atletas Emerson da Silva, Paulo Saturnino,  Kátia Aparecida, Larissa Santos e Geovana Moura.

A equipe feminina vai enfrentar na fase de grupos as norte-americanas, bicampeãs paralímpicas e maiores ganhadoras de Mundiais. Das dez edições realizadas, elas venceram quatro. Além delas, farão parte da mesma chave: Japão, Israel, Austrália, Egito, Grã-Bretanha e Portugal.

Já a Seleção masculina, atual campeã paralímpica e bicampeã mundial, buscará o inédito tri – feito jamais obtido por nenhum país. Eles enfrentarão Canadá, Japão, Turquia, Argélia, Alemanha, Portugal e Bélgica.

Em ambos, o sistema de disputas é o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final.

Confira a lista dos atletas convocados para o Mundial de goalball:

Feminino
Danielle Vilas Longhini
Jéssica Gomes Vitorino
Kátia Aparecida Ferreira Silva
Larissa Santos de Espírito Saturnino
Moniza Aparecida de Lima
Geovana Clara Costa de Moura

Masculino
André Claudio Botelhos Dantas
Emerson Ernesto da Silva
Josemarcio da Silva Sousa
Leomon Moreno da Silva
Paulo Rubens Saturnino
Romario Diego Marques

Patrocínio
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery