Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasileiro de bocha paralímpica reúne cerca de 150 atletas em Uberlândia a partir deste sábado, 24

Maciel Santos, medalhista de bronze em Tóquio, é um dos participantes do Campeonato Brasileiro de bocha | Foto: Ale Cabral/CPB
O Campeonato Brasileiro de bocha paralímpica começa neste sábado, 24 e vai até quarta-feira, 28, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. A competição irá reunir 148 atletas, representantes de 44 clubes de todo o país.

Entre os participantes da competição, haverá medalhistas paralímpicos, como os casos de Maciel Santos e José Carlos Chagas, que conquistaram o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Além deles, algumas promessas também estarão no torneio, a exemplo de André Martins, campeão brasileiro de jovens e aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto de iniciação esportiva para crianças e jovens de 8 a 17 anos. 

A competição em Minas será a primeira de Maciel após a conquista da prata no Desafio Internacional de bocha paralímpica, em Roma, no início de setembro. À ocasião, ele ficou em segundo lugar por equipes ao lado de Iuri da silva e Andreza Vitória. Assim como o cearense, ambos competirão no Brasileiro. 

Ao final da competição, a Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande), entidade responsável pela bocha paralímpica no Brasil, ainda organizará um torneio intermediário àqueles que não subirem ao pódio no campeonato principal. 

Confira a lista completa de atletas e clubes neste link.

Escola Paralímpica de Esportes

A Escola é realizada pelo CPB desde 2018 e, atualmente, são oferecidas aulas em 13 modalidades: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.

Ainda há vagas para participar da Escola Paralímpica de Esportes do CPB, basta preencher a ficha de cadastro.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br

Patrocínio
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Anrdeza Vitória, José Carlos Chagas e Maciel Santos são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery