O Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento organizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018, vai reunir mais de 12 mil crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência, em sua quarta edição no próximo sábado, 24, das 8h30 às 12h, em 105 localidades nas 27 unidades federativas do Brasil – 26 estados e o Distrito Federal. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento por meio de formulário online deste link.
O Festival proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20% do total) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional. Do total dos inscritos até esta sexta-feira, cerca de 81% dos participantes tinham algum tipo de deficiência, enquanto 19% eram crianças sem deficiência.
Cada sede vai oferecer até três esportes paralímpicos para a prática aos participantes no período. Neste ano, canoa havaiana, surfe adaptado, rúgbi e tiro com arco serão algumas das modalidades que serão apresentadas no evento.
“A inclusão é um ponto importante do Festival. Uma criança sem deficiência que tenha a vivência das práticas esportivas com uma criança com deficiência intelectual, física, visual ou auditiva, vai ter essa experiência que contribuirá com qualquer quebra de barreira futura. Isso, inclusive, é refletido na família, já que também há a participação de pais e familiares no evento. Então, com o Festival, o CPB atinge uma série de objetivos e, com certeza, um deles é a inclusão social do nosso público”, afirmou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
Das 105 sedes que receberão as atividades no dia, 25 são Centros de Referência do CPB. Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
Entre os inscritos para o evento até agora, cerca de 45% eram crianças ou jovens com deficiência intelectual. Participantes com autismo também representavam 16% das inscrições, enquanto com deficiência física correspondiam a 12,7%.
A cidade de Colatina, no interior do Espírito Santo, será a sede fora de São Paulo que deve receber a maior quantidade de crianças com e sem deficiência no Festival Paralímpico. O núcleo da Associação Colatinense de e para Pessoa com Deficiência Visual (ACDV) tinha quase 800 inscritos até esta sexta-feira para as atividades de vôlei sentado, atletismo e bocha, as três modalidades que serão apresentadas naquele local no dia do evento.
O Centro de Referência do CPB em Goiânia é o segundo núcleo do projeto com a maior quantidade de inscritos até o momento, com 334 participantes. Joinville (SC), com 296, Petrópolis (RJ), com 215, e Marabá (207), também aparecem entre as cidades com as maiores adesões de crianças com e sem deficiência para o evento do próximo sábado.
Já o CT Paralímpico, em São Paulo, novamente será o espaço que deve acolher o maior número de participantes. No ano passado, o local contou com a presença de 600 crianças e adolescentes. Em 2022, são esperados quase 1 mil inscritos.
No CT Paralímpico, serão apresentadas as modalidades de atletismo, vôlei sentado e badminton no dia do Festival. Alguns medalhistas paralímpicos estarão presentes também em Saão Paulo, como Thiego Marques (judô), Washington Assis e Thomaz Ruan (do atletismo). No núcleo de Itu (SP), a campeã paralímpica Mariana D’Andrea participará das atividades, enquanto a recordista mundial no lançamento de dardo Raissa Machado estará em Uberaba (MG).
O Festival ocorre em setembro em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).
Imprensa
O profissional de imprensa interessado na cobertura do Festival Paralímpico Loterias Caixa necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho, e cidade em que será feita a cobertura.
Serviço
Data: 24 de setembro (sábado)
Horário: 8h30 às 12h
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Modalidades: três modalidades paralímpicas por sede
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br
Patrocínios
O Festival Paralímpico conta com o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro