Em um torneio realizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV), com o objetivo de captar novos talentos da modalidade, a Escola de Esportes do CPB, sob as cores do São Paulo Futebol Clube, destacou-se com sete medalhas de ouro e uma de bronze. Tais conquistas levaram a equipe ao título da competição. Veja mais abaixo.
Destaque para as judocas Ana Clara Rodrigues e Wiliany Vitória, que, pela segunda vez, conquistaram medalhas de ouro na Copa Loterias Caixa. No último mês de março, ambas já haviam sido campeãs em suas respectivas classes e categorias no campeonato.
Na ocasião, Ana foi medalha de ouro na classe J2 (judocas que possuem percepção de formas ou definição de imagens), categoria acima de 70 kg, enquanto Wiliany também subiu ao lugar mais alto do pódio na classe J1 (cegos), categoria até 48 kg.
Os bons resultados de Ana já lhe renderam uma convocação para a Seleção Brasileira de jovens, que realiza sua terceira fase de treinamentos de 2022, entre os dias 18 e 24 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico.
Confira as medalhas conquistadas pelos alunos da Escola Paralímpica de Esportes do CPB
J1
Classe: Sub-13
Peso: Leve
Kimberly Silva – ouro
Classe: Sub-15
Peso: Leve
Wiliany Vitória – ouro
Classe: Sênior
Peso: Médio
Julia Souza – ouro
Classe: Sênior
Peso: Ligeiro
Jorge Silva – bronze
J2
Classe: Sub-15
Peso: Médio
Geovanna Lima – ouro
Peso: Pesado
Gabriela Rocha – ouro
Peso: Super Pesado
Ana Clara Rodrigues – ouro
Peso: Super Pesado
Pedro Henrique Nery – ouro
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola é realizada pelo CPB desde 2018 e, atualmente, são oferecidas aulas em 13 modalidades: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Patrocínios
O judô é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)