A Seleção Brasileira de futebol de cegos conquistou neste sábado, 3, o título do Grand Prix da França da modalidade, ao derrotar o Japão nos pênaltis, por 1 a 0, após o empate sem gols no tempo normal. Com um grupo cuja média de idade era de 19 anos, o time dirigido pelo técnico Josinaldo Sousa garantiu ao país o quarto troféu no ano, seja com o elenco principal ou de jovens. O Brasil já havia vencido a Copa Tango, o Desafio das Américas e o Grand Prix da IBSA – título que valeu vaga no Mundial da Inglaterra 2023, que será disputado em Birmingham. Em outubro, o desafio será a Copa América, na Argentina.
A decisão contra os asiáticos representava aos jovens brasileiros uma oportunidade de dar o troco pela derrota na fase de classificação (1 a 0), a única do Brasil no torneio que reuniu ainda França, Alemanha e Romênia. No tempo regulamentar, a equipe esteve perto de vencer, mas as boas finalizações do ala Maicon pararam nas intervenções dos goleiros Masasi e Kenya – o Japão revezou seus atletas da posição. No fim da partida, o brasileiro Gean Patrick também apareceu com duas defesas importantes.
Nas penalidades, Gean pegou a primeira cobrança, de Kawamura. Maicon, porém, chutou em cima do goleiro japonês e perdeu a chance de o Brasil abrir vantagem. Na segunda rodada, Yuzuki cobrou para fora, mas Samir errou em seguida, e o placar se manteve inalterado. Na terceira e decisiva série, Tori Kento, autor do gol japonês sobre os brasileiros na primeira fase, mandou na trave de Gean. Carlinhos veio para definir, mandou no canto de Masasi e garantiu o grito de “campeão” para a Seleção.
“Estou muito feliz, foi meu primeiro troféu com a Seleção Brasileira. As duas equipes fizeram um jogo muito parelho o tempo todo e, hoje, venceu não só a gente, nem só o Japão como segundo colocado. Todo mundo venceu e tirou um aprendizado desse Grand Prix”, falou Carlinhos, atleta da Apace, da Paraíba. “Vitória é sempre uma coisa boa. Sentimento de gratidão por esse meu primeiro título também com a Seleção”, emendou o goleiro Gean Patrick, que defende a Apadevi, também da Paraíba.
Também fizeram parte da conquista o goleiro Paulo Ryan (Adesul-CE), além dos jogadores de linha: Alefe, Anael, Marco Antônio e Samir, da Apadv-SP, Maicon, da Apace-PB, Paulo Vitor, da Escema-MA, e Raynã, da Acelgo-GO.
Na disputa pela medalha de bronze, a França fez valer o fator casa e, no campo montado na cidade de Schiltigheim, venceu a Alemanha por 1 a 0. Arona Sow marcou o gol. Vale lembrar que os franceses são os atuais campeões da Europa.
Confira todos os resultados do Brasil no Grand Prix da França 2022:
Domingo, 28 de agosto
Brasil 0 X 0 Alemanha
Segunda-feira, 29 de agosto
Romênia 1 X 3 Brasil
Terça-feira, 30 de agosto
França 1 X 4 Brasil
Quinta-feira, 1 de setembro
Brasil 0 X 1 Japão
Sábado, 3 de setembro
Japão 0 (0) X (1) 0 Brasil Final
Patrocínio
O futebol de cegos é patrocinado pelas Loterias Caixa.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)