Cerca de 20 atletas paralímpicos vão participar neste final de semana do Green Nation 2022, evento que será realizado junto à Virada ODS, promovida pela Prefeitura de São Paulo, na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, para mobilizar e engajar a sociedade pela preservação do meio ambiente. A ação acontecerá de 8 a 10 de julho, das 10h às 22h, e terá o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como um dos seus parceiros institucionais.
Para a edição deste ano, foi montado um espaço de experimentação de sete modalidades paralímpicas para os visitantes poderem vivenciar o esporte adaptado. Serão disponibilizados espaços para a prática de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado.
Haverá ainda uma exposição com materiais didáticos sobre cada modalidade paralímpica que integra atualmente o programa dos Jogos Paralímpicos.
Entre os atletas participantes, estarão os medalhistas nos Jogos de Tóquio 2020 Raissa Machado, prata no lançamento de dardo pela classe F56, e Vinícius Rodrigues, prata nos 100 m pela classe T63.
Também estarão presentes a atleta de bocha Evelyn de Oliveira, porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura no Japão, e Daniel Yoshizawa, que representou o país pela Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado.
O Green Nation, que comemorará seu 10º aniversário em 2022, vai contar também com exposições de experiências sensoriais que simulam a crise do meio ambiente. O objetivo do evento é expor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionados à Agenda 2030, lançada em 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)