A mesatenista paulista Cátia Oliveira conquistou a medalha de ouro pela classe 1-2 feminina e em duplas, ao lado da mineira Marliane Santos, no Aberto Paralímpico da França de tênis de mesa, que se encerrou no último domingo, 8, em Saint-Quentin-en-Yvelines. O Brasil ainda comemorou outros sete pódios na competição entre individuais e duplas, com Jennyfer Parinos, Joyce Oliveira e Sophia Kelmer.
Na disputa pelo ouro individual, a atleta cadeirante venceu a norueguesa Aino Tapola por 3 sets a 1, com parciais de 11/9, 5/11, 11/6 e 11/8. A campanha rumo ao título foi incontestável, marcada por quatro vitórias e apenas um set perdido, justamente na final.
“É muito importante esse ouro”, comemorou. “Depois de quase dois anos sem disputar uma competição fator 40, e sem jogar um certame internacional desde os Jogos de Tóquio, voltei com força total”, ressaltou Cátia, medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio pela classe 2.
Cátia também foi medalha de ouro na disputa de duplas ao lado da mineira Marliane Santos neste domingo, 8. Ambas conquistaram o titulo na classe WD5 das duplas femininas. O título veio após derrotarem na final a dupla tailandesa Pattaravadee Wararitdamrongkul e Chilchitraryak Bootwansirina por 3 sets a 0, parciais de 11/7, 11/9 e 11/4.
Cátia e Marliane também medalharam nas duplas mistas no último dia de competição. A primeira levou a prata na classe XD4, competindo ao lado do chileno Rodrigo Bustamante; a segunda, que formou dupla com Jenson Van Emburgh, dos Estados Unidos, faturou o bronze na classe XD7.
Já Sophia Kelmer ganhou o ouro na classe WD14 das duplas mistas femininas, competindo ao lado da australiana Anne Julian. A vitória que consolidou o primeiro lugar do pódio foi diante da parceria formada pela turca Kubra Korkut e a alemã Tiziana Oliv, por 3 a 2 (parciais de 11/7, 11/13, 11/9, 6/11 e 11/8).
Com as quatro medalhas conquistadas no domingo, as mesatenistas brasileiras totalizaram nove no Aberto Paralímpico da França: quatro de ouro (duas de Cátia Oliveira, uma de Marliane Santos e uma de Sophia Kelmer), três de prata (Cátia Oliveira, Sophia Kelmer e Jennyfer Parinos) e duas de bronze (Marliane Santos e Joyce de Oliveira).
No sábado, Sophia Kelmer, pela classe 8, foi derrotada na final por 3 sets a 0 por Aida Dahlen, da Noruega, com parciais de 11/13, 4/11 e 7/11 e ficou com a prata.
A também medalhista de bronze em Tóquio Jennyfer Parinos, da classe 9, terminou na segunda colocação do grupo único e conquistou outra medalha de prata para o Brasil. Na decisão, foi superada por 3 sets a 0 pela turca Neslihan Kavas (9/11, 4/11 e 2/11).
Ainda no feminino, pela classe 4, Joyce de Oliveira foi eliminada na semifinal pela tailandesa Wijittra Jaion, por 3 a 0 (1/11, 5/11 e 10/12), e ficou com o bronze.
No masculino, Israel Stroh foi eliminado na segunda fase da classe 7 pelo tailandês Chalermpong Punpoo, em sets diretos (7/11, 8/11 e 7/11). Pela mesma classe e fase, Paulo Salmin acabou superado por Bjoern Schnake, da Alemanha, após um equilibrado 3 sets a 2 (11/9, 6/11, 5/11, 12/10 e 9/11).
O próximo desafio do tênis de mesa paralímpico brasileiro também será na Europa, nos próximos dias: uma das competições mais fortes do circuito mundial, o Aberto da Eslovênia, em Lasko, de quarta-feira (11) a sábado (14).
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Jennyfer Parinos e Cátia Oliveira são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
Time São Paulo
Os atletas Paulo Salmin, Joyce de Oliveira, Cátia Oliveira, Israel Stroh e Jennyfer Parinos são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 57 atletas de 11 modalidades.
Patrocínio
O tênis de mesa tem patrocínio das Loterias Caixa
*Com informação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)