A Copa do Mundo de esgrima em CR será promovida pela Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS). Entre os inscritos está o gaúcho Jovane Guissone, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 e de prata nos Jogos de Tóquio 2020. O esgrimista afirmou que é extremamente importante para o país receber um evento internacional deste porte.
“Este será o primeiro torneio de esgrima em cadeira de rodas do calendário internacional em 2022. Temos a oportunidade de receber uma competição de grande nível antes de outros países. Quero fazer o meu melhor sempre e minha meta é a medalha de ouro”, afirmou Jovane, que, antes da Copa do Mundo, disputará a Copa do Brasil da modalidade. O torneio nacional terminará nesta terça-feira, 12. “É um bom teste para a Copa do Mundo”, avaliou o gaúcho.
Badminton
Entre os dias 19 e 24 de abril, o CT vai receber o IV Internacional de badminton paralímpico 2022, torneio válido como uma etapa do circuito mundial da modalidade e chancelado pela Federação Mundial de Badminton (BWF). Os melhores colocados na competição receberão pontos no ranking mundial.
Ao todo, o evento vai reunir 180 atletas de 21 países. Destes, 64 participantes são brasileiros. Único representante do país na modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Vitor Tavares é um dos inscritos.
“Competir no Brasil, principalmente no CT, tem um gostinho especial. O CT é um lugar aconchegante, no qual me sinto bem e estou familiarizado. Além disso, eu conquistei todas as competições internacionais que disputei no país. Então, estou muito animado para este torneio”, concluiu Vitor.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Jovane Guissone e Vitor Tavares são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)