Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Copa Brasil de tiro esportivo encerra preparação de brasileiros para calendário internacional

A Copa Brasil de tiro esportivo, encerrada neste domingo, 10, foi a última competição nacional antes dos desafios internacionais para os atiradores brasileiros. Foto Luiza Moraes/CPB

A Copa Brasil de tiro esportivo terminou neste domingo, 10, no Rio de Janeiro e encerrou o período de classificação dos brasileiros para a primeira competição internacional do ano, a Copa do Mundo, na França. A Copa do Mundo abre e o Mundial, nos Emirados Árabes, fecha o calendário internacional de 2022. O evento na capital fluminense contou com 29 atiradores e provas de carabina, pistola e trap (tiro ao prato).

Nos dois dias de evento os atletas buscaram bater o Índice Mínimo de Qualificação (MQS, na sigla em inglês) para a disputa de torneios internacionais. O primeiro deles é a etapa da França da Copa do Mundo. Apesar de notável melhora no nível da pontuação dos atiradores, de acordo com James Walter, coordenador técnico do tiro esportivo no CPB, nenhum índice foi obtido por atletas não classificados anteriormente.

“Tivemos uma melhora na pontuação dos atletas em geral, mas alguns índices que nós esperávamos que alguns atletas alcançassem acabaram não acontecendo. Dos três que estão classificados para França, a Jéssica está com uma arma nova então ainda está se ajustando, e o Bruno e o Galgani conseguiram melhorar as suas marcas”, explicou James.

Apenas o paulista Alexandre Galgani e o capixaba Bruno Kiefer superaram as marcas exigidas pelo departamento técnico da modalidade. Porém, ambos já haviam registrado as marcas. Além deles, a catarinense Jéssica Michalack também está habilitada para os próximos eventos internacionais do tiro esportivo desde dezembro pelo resultado no Campeonato Brasileiro de 2021.

Além da Copa do Mundo, o calendário internacional do tiro esportivo para esta temporada com o Mundial, no fim do ano, nos Emirados Árabes. Nacionalmente, o segundo semestre contará com mais uma etapa do Meeting Paralímpico e o Campeonato Brasileiro.

A Copa Brasil de tiro esportivo é idealizada e organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com o patrocínio das Loterias Caixa e foi um dos acréscimos ao calendário de competições da modalidade para a temporada 2022.

Confira os resultados deste domingo, 10:

R5 – carabina de ar 10m deitado misto SH2
1º lugar – Bruno Kiefer – 633.5
2º lugar – Jéssica Michalack – 629.0
3º lugar – Alexandre Galgani – 624.9

R3 – carabina de ar 10m deitado misto SH1
1º lugar – Carlos Garletti – 620.6
2º lugar – Marcelo Marton – 614.0
3º lugar – Fabrício Silva – 610.0

P4 – pistola 50m misto SH1
1º lugar – Geraldo Rosenthal – 488
2º lugar – Sérgio Vida – 480
3º lugar – Joaquim Santos – 458

P5 – pistola de ar 10m em pé misto SH1
1º lugar – Joaquim Pacheco – 320
2º lugar – Ricardo Costa – 312
3º lugar – Eloisa Rodrigues – 311

R7 – Carabina .22 3×40 masculino SH1 
1º lugar – Carlos Garletti – 1108
2º lugar – Benedito Silva – 1010
3º lugar – Sandro Santorum – 983

Patrocínios 
O tiro esportivo tem o patrocínio das Loterias Caixa. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery