Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Promessa do Camping Militar, gaúcha estreia em competições de tiro esportivo

Carla Moura estreou em competições oficiais do tiro esportivo durante a Copa Brasil neste sábado. Foto: Luiza Moraes/CPB

O primeiro dia da Copa Brasil de tiro esportivo marcou a estreia da gaúcha Carla Moura, 39, em competições da modalidade. Ao todo, 29 atiradores participam do evento que acontece no Rio de Janeiro até este domingo, 10.
 
As disputas da Copa Brasil acontecem em dois lugares no Rio de Janeiro. As provas de carabina e pistola ocorrem na Escola Naval, no centro da capital fluminense, enquanto a de trap (tiro ao prato) no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, zona oeste da cidade.

A atleta conheceu o tiro esportivo no Camping Militar do CPB, realizado em dezembro, também no Rio de Janeiro, e por ter se destacado no projeto foi convidada a participar das competições nacionais da modalidade. O Camping é organizado pelo CPB desde 2018 que objetiva a detecção e o desenvolvimento de talentos esportivos, além do aprimoramento da qualidade de vida de militares e agentes da segurança pública com deficiência por meio do esporte.

Devido a um acidente de moto, em 2018, Carla tem limitações de movimentos na perna esquerda e precisa do auxílio de uma muleta. Durante a reabilitação na Rede Sarah, em Brasília, recebeu a indicação para reabilitar-se através do esporte.

“Antes do acidente, eu sempre fui atleta, da corrida e do futebol. Eu já sabia atirar, já sabia as técnicas e com certeza isso me ajudou muito agora no tiro esportivo, mesmo sendo armas diferentes”, relatou a atleta que é 2º sargento da Polícia Militar do Distrito Federal. 

Na prova R4 – carabina de ar 10m – Carla ficou em quarto lugar com 535.8 pontos. O pódio desta prova ficou com Bruno Kiefer, ouro com 626.9, Alexandre Galgani, prata com 619.2, e Jéssica Michalack, bronze com 604.5.

“Eu achei que fui bem na prova. A minha referência estava em 600 pontos, de atletas experientes, então gostei da minha pontuação. Para competir, eu utilizei uma arma emprestada da Marinha, ainda não tenho os próprios equipamentos”, completou.

Nesta prova, o atleta Bruno Kiefer superou a marca exigida como Índice Mínimo de Qualificação (MQS, na sigla em inglês) para a disputa de torneios internacionais, como a Copa do Mundo da modalidade, que será realizada no meio do ano, na França. Na etapa do Meeting Paralímpico, em março, o atleta já havia conquistado o índice nesta prova.

Até o momento, três atletas possuem o índice mínimo: Alexandre Galgani, Bruno Kiefer, Jéssica Michalack.

O paulista, de São Caetano do Sul, Carlos Garletti (SH1) ficou por pouco mais de um ponto de conquistar o MQS da prova R6 – carabina .22 deitado 50m. A marca exigida era 611,1 e o atleta, que ficou com a medalha de ouro, fez 609.7 pontos. Completaram o pódio Sandro Santorum, com a prata, e Luiz Azevedo, bronze.

A Copa Brasil de tiro esportivo é idealizada e organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com o patrocínio das Loterias Caixa. 

Confira abaixo os resultados deste sábado, 9:

R1 – carabina de ar 10m- masculino SH1
1º lugar – Marcelo Marton – 603.1
2º lugar – Carlos Garletti – 577.2
3º lugar – Benedito Silva – 552.9

R2 – carabina de ar 10m – feminino SH1
1º lugar – Silvia Martins – 449.1

R4 – carabina de ar – misto SH1
1º lugar – Bruno Kiefer – 626.9
2º lugar – Alexandre Galgani – 619.2
3º lugar – Jéssica Michalack – 604.5

P3 – pistola 25m – misto SH1
1º lugar – Geraldo Rosenthal – 542
2º lugar – Débora Campos – 535
3º lugar – Sérgio Vida – 523

R9 – carabina .22 Deitado 50m – misto SH2
1º lugar – Alexandre Galgani – 617.9

P2 – pistola de ar 10m – feminino SH1
1º lugar – Débora Campos – 538
2º lugar – Andreia Lima – 524
3º lugar – Eloisa Rodrigues – 513

R6 – carabina .22 Deitado 50m – misto SH1
1º lugar – Carlos Garletti – 609.7
2º lugar – Sandro Santorum – 575.6
3º lugar – Luiz Azevedo – 526.4

Imprensa 
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de tiro esportivo no Rio de Janeiro podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. No dia do evento, deverão se identificar na sala de imprensa do local.  

Serviço
Copa Brasil Loterias Caixa de tiro esportivo 
Local: Escola Naval no Rio de Janeiro 
End: Av. Alm. Silvio de Noronha, s/n – Centro, Rio de Janeiro 
Horário: sábado e domingo, das 9h às 17h

Patrocínios 
O tiro esportivo tem o patrocínio das Loterias Caixa. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery