Os nadadores que ainda pretendem participar do Mundial da natação, que acontecerá em junho, em Portugal, vão buscar os últimos índices para esta competição na 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade. As provas serão na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico neste sábado, 9, e domingo, 10, a partir das 9h.
Ao todo, serão 221 nadadores presentes na competição que também valerá como seletiva para o Mundial da modalidade, marcado para acontecer na Ilha da Madeira. As disputas serão nas provas de 50 m livre, 50 m costas, 50 m peito, 50 m borboleta, 100 m livre, 100 m peito, 100 m costas, 100 m borboleta, 150 m medley, 200 m livre, 200 m medley, e 400 m livre, além dos revezamentos.
Diferentemente da 1ª Fase, na semana passada, quando as provas foram disputadas em formato de eliminatórias (pela manhã) e finais (à tarde), a 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da natação contará apenas com disputas finais de cada estilo.
“Quando nós temos apenas uma chance para atingir o índice necessário ao Mundial, a pressão pelo resultado aumenta. Sem dúvidas. Por isso, estou fazendo um trabalho com a psicóloga Bruna Bardella [do CPB] para controlar a ansiedade durante a prova. Estou muito feliz por ter essa segunda chance de me classificar para o Mundial”, disse a paulista Maiara Barreto, que vai nadar os 50 m livre pela classe S3.
Na 1ª Fase, realizada na última semana, também no CT Paralímpico, catorze atletas conquistaram seus índices para disputar o Mundial em território luso. Foram eles: o pernambucano Phelipe Rodrigues (classe S10), os cariocas Lídia Cruz (S4) e Douglas Matera (S13), os paulistas José Ronaldo da Silva (S1), Samuel Oliveira (S5) e Gabriel Cristiano (S8), as potiguares Joana Neves (S5) e Cecília Araújo (S8), a fluminense Mariana Gesteira (S9), os mineiros João Brutos (S14), Patrícia dos Santos (S4) e Ana Karolina Soares (S14), o paranaense Bruno Becker (S2), e a paraense Lucilene Sousa (S12).
Com isso, a Seleção Brasileira já tem 20 atletas presentes na competição europeia na metade do ano. De acordo com um dos critérios do CPB para o Mundial, os campeões paralímpicos Carol Santiago (S12), Gabriel Araújo (S2), Gabriel Bandeira (S14), Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11) já estão garantidos para a principal competição do ano, em Portugal, por terem conquistado a medalha de ouro em Tóquio no ano passado.
Além deles, a nadadora gaúcha Larissa Rodrigues (classe S3) também conquistou o índice no último dia 31, durante as disputas nos 200m livre da etapa de Berlim do World Series, na Alemanha.
“Agora, os atletas que ainda não bateram o índice terão apenas as provas que se inscreveram para nadar neste fim de semana para buscarem a vaga. Mas temos confiança de que vamos com uma equipe brasileira muito forte para Portugal, com bons jovens atletas e uma base boa que participou dos Jogos de Tóquio”, analisou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da Seleção Brasileira de natação.
Patrocínios
A natação tem o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)