Alguns nadadores medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio vão buscar uma vaga inédita no Campeonato Mundial da natação, em junho, em Portugal, durante a 1ª etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, que acontecerá entre os dias 31 de março e 2 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A competição, que valerá como seletiva para o Mundial da modalidade, terá transmissão nos canais Youtube e Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Medalhista de bronze nos 100m livre pela classe S9 (para atletas com limitações físico-motoras), a carioca Mariana Gesteira vai tentar sua primeira participação em Mundiais após não conseguir a vaga em Londres 2019.
“Não ter ido para o último Mundial foi uma das grandes decepções da minha vida. Aquela seletiva foi uma das competições mais difíceis que disputei, foi um momento que tive a piora da minha deficiência e, mesmo, assim, fiquei muito próxima do índice. Hoje, estou mais madura, mais experiente, medalhista paralímpica, ajustei a questão da minha classificação, fiz nova cirurgia. Então, a expectativa para este ano é muito maior em relação ao meu resultado e à minha performance”, avaliou Mariana, que nasceu com Síndrome de Arnold-Chiari, uma má-formação do sistema nervoso central.
O também carioca Douglas Matera (classe S13), medalhista de prata no revezamento 4x100m livre misto 49pontos, o paranaense Eric Tobera (S4) e o paulista Gabriel Melone (S6), ambos medalhistas de bronze no revezamento 4x50m livre misto 20 pontos, também são outros atletas que subiram no pódio nos Jogos e Tóquio e que vão nadar atrás dos seus inéditos índices para o Mundial.
“Estou muito animada com a possibilidade de ir para um Mundial pela primeira vez. Na etapa da Itália do World Series [no início do mês], consegui nadar abaixo do índice do Mundial. Então, isso me deixa ainda mais confiante para atingir as minhas melhores marcas. É uma seletiva que está sendo muito aguardada pelos atletas e estou extremamente focada”, completou Mariana Gesteira.
Ao todo, 214 nadadores estão inscritos para o evento. Para integrar a delegação brasileira no Mundial da natação, os atletas deverão cumprir os critérios estabelecidos pela Diretoria de Esporte de Alto Rendimento do CPB e os critérios de elegibilidade do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), como possuir classificação esportiva internacional. Confira aqui os critérios.
Ainda de acordo com um dos critérios do CPB para o Mundial, os campeões paralímpicos Carol Santiago (S12), Gabriel Araújo (S2), Gabriel Bandeira (S14), Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11) já estão garantidos para a principal competição do ano em Portugal por terem conquistado a medalha de ouro em Tóquio no ano passado.
“Vai ser minha estreia em Mundiais. Foi um passo muito grande do Parapan 2019 para os Jogos Paralímpicos de Tóquio e acabamos pulando o Mundial. Então, vamos aproveitar esta competição no CT Paralímpico para avaliar o nosso programa de treinamento, com ajustes para serem feitos. Vou nadar em todas as provas da minha classe porque queremos fazer todos os testes e analisar todas as variáveis antes do Mundial”, afirmou “Gabrielzinho”, medalhista de ouro nos 200m livre e nos 50m costas, além da prata nos 100m costas no Japão.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir ambas as competições podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o(s) evento(s) e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório. No dia do(s) evento(s), deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
1ª Fase Nacional de natação do Circuito Loterias Caixa
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo.
Horário: das 10h às 12h e das 17h às 18h30
Patrocínios
A natação tem o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)