O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou a nova marca institucional na noite desta quarta-feira, 9, durante a cerimônia da 10ª edição do Prêmio Paralímpicos, realizada no São Paulo Expo. A troca da identidade visual da entidade também celebrou os 27 anos de fundação do CPB.
A nova marca do CPB tem elementos que remetem à energia do movimento, da pluralidade do povo e da força do esporte paralímpico. As cores verde, azul e amarelo seguem presentes em toda a identidade visual. As modalidades ganharam avatares inspirados em atletas paralímpicos brasileiros, além dos já conhecidos pictogramas.
A mudança vai além da marca institucional, altera também o conceito de marketing esportivo trabalhado no CPB.
“Nosso maior desafio é trazer mais patrocinadores para o esporte paralímpico e começamos a trabalhar nesse objetivo. Precisamos de uma marca que possa criar desejo para além da causa que a gente representa, uma marca que tenham atributos da diversidade, da pluralidade e da própria chama, que é o que nos move. E naturalmente isso não poderia estar disassociado da nossa marca institucional, e ela também foi reformulada”, disse Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do CPB.
O projeto da nova identidade do CPB levou dois anos, da estruturação à finalização, e é uma cocriação dos departamentos de Marketing e Comunicação do CPB e da XGuides, agência de inteligência criativa que dinamiza as relações entre marcas e consumidores de maneira mercadológica para que atinjam o nível de endosso e lifestyle.
Em paralelo ao rebranding, o CPB lançou a plataforma Inspiração Paralímpica. Por meio da plataforma, a comunidade das pessoas com deficiência poderá acessar em um só lugar vários serviços e iniciativas direcionados. As aulas do programa Movimente-se, os cursos e materiais da Educação Paralímpica são alguns dos materiais que já estão disponíveis na plataforma. Acesse aqui.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)