Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Manaus recebe o maior evento da região Norte do Festival Paralímpico Loterias Caixa, neste sábado

Foto: Bruno Kelly/CPB

A capital do Amazonas recebeu na manhã deste sábado, 4, o maior evento do Festival Paralímpico Loterias Caixa da região Norte do Brasil. Ao todo, 150 crianças participaram das atividades de atletismo, bocha e parabadminton, no Ginásio Amadeu Teixeira, no bairro de Flores. Manaus foi uma das 70 cidades brasileiras a promover o evento neste final de semana.

Esta é a terceira edição do projeto organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que tem como proposta oferecer atividades e brincadeiras lúdicas inspiradas em modalidades esportivas paralímpicas para jovens de 8 a 17 anos, com e sem deficiência. O objetivo do Festival Paralímpico é incentivar crianças e adolescentes a prática esportiva em todas as regiões do Brasil. 

Marcos Antônio, de 16 anos, é de Manaus e participou, neste sábado, pela segunda vez do evento. Atleta da Associação Paradesportiva do Norte (APAN), ele treina atletismo há três anos e esteve em São Paulo, em novembro, para as Paralimpíadas Escolares. “Eu gosto de correr as provas de 400m e 800m e já tenho mais de 20 medalhas. Eu me diverti muito hoje e as atividades me ajudam a conhecer outras pessoas e a ser mais rápido”, conta o jovem atleta, que tem autismo.

Ao lado de sua mãe Tatiane Oliveira, Marcos treina todos os dias da semana, mas aproveitou este momento do Festival Paralímpico para brincar e aproveitar as outras modalidades. “Para a gente, foi muito importante, porque ele já treina todos os dias mais pesado, então isso foi uma diversão. Eu sempre o acompanho, mesmo nos treinos na Vila Olímpica, para não ficar só assistindo, eu aproveito e participo como atleta guia das crianças com deficiência visual. Isso é bom para o Marcos também não se sentir sozinho”, explica Tatiane.

Já Jeferson Carneiro, de 13 anos, veio de Iranduba, município que fica na região metropolitana de Manaus, a 34km da capital, para o Festival Paralímpico. Ele tem uma deficiência motora nas pernas e teve o pneu de sua cadeira de rodas furado ontem, o que não foi impedimento para participar do evento neste sábado. “Minha mãe rodou a cidade toda atrás de alguém que pudesse arrumar e hoje estou aqui. Eu sou muito ativo então se não tivesse vindo, estaria em casa parado, e não gosto disso”, disse.

Todos os alunos participaram das atividades das três modalidades, ao serem divididos em grupos que se revezavam entre as estações. Eles receberam ainda medalhas celebrativas para marcar sua participação no evento, junto com um lanche para finalizar as atividades. 

O Festival Paralímpico Loterias Caixa também celebrou o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, o evento deste ano foi adiado e acompanhou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

Patrocínio
O Festival Paralímpico tem o patrocínio das Loterias Caixa.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery