O Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento destinado a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência, chega à sua terceira edição neste sábado, 4, das 8h30 às 12h, em 70 localidades pelo país em 26 unidades da federação. A expectativa é que 8 mil jovens em todas os núcleos participem das atividades, que contará com a presença de medalhistas paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020 e Rio 2016 para interação durante as quase três horas de evento.
O evento é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e somadas as edições de 2018 e 2019 reuniram mais de 17 mil crianças. O Festival Paralímpico Loterias Caixa também celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e acompanhará o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede que receberá o maior número de medalhistas paralímpicos: Vinícius Rodrigues (prata nos 100m T63 nos Jogos de Tóquio), Raissa Rocha (prata no lançamento de dardo F56 nos Jogos de Tóquio) e Verônica Hipólito (prata nos 100m T37 nos Jogos Rio 2016) do atletismo, e a judoca Lúcia Teixeira (bronze na categoria até 57kg nos Jogos de Tóquio).
“Estar ali com as crianças é muito importante, acho um momento muito bacana, participei das outras duas edições. Eu saio mais recarregado do que as crianças”, contou o velocista Vinícius Rodrigues.
Ainda na região Sudeste, os núcleos do Rio de Janeiro, CEFAN e Vasco da Gama, receberão, respectivamente, o campeão paralímpico no arremesso de peso Wallace dos Santos e do nadador medalhista de prata no revezamento 4x100m livre 49 pontos Douglas Matera. O mineiro Gabriel Araújo, dono de dois ouros e uma prata nos Jogos de Tóquio na natação, comparecerá no evento de Belo Horizonte.
Em Vitória, no Espírito Santo, a atividade contará com a presença da nadadora Mariana Gesteira, bronze nos 100m livre S9. Também no Espírito Santo, o núcleo de Colatina receberá a jogadora de vôlei Luiza Fiorese, bronze com a Seleção, que ressalta a importância de o evento abranger crianças com e sem deficiência.
“O quanto antes conseguirmos mostrar que pessoas com deficiência podem fazer o que quiserem, inclusive praticar esportes, melhor. O Festival Paralímpico permite que a gente comece a entender esse pensamento desde cedo. Inclusão vai muito além de construir rampas. Inclusão é também colocar pessoas com e sem deficiência no mesmo ambiente praticando de forma igualitária”, ressaltou a jogadora.
O nadador Eric Tobera, medalhista de bronze no revezamento 4x50m livre, celebrou a realização do Festival e participará pela primeira vez do evento, em Curitiba, onde treina e mora: “O esporte mudou a minha vida e fico muito feliz em saber que crianças terão a oportunidade de experimentar modalidades paralímpicas”.
A sede de Vera Cruz, na Bahia, receberá o jogador de futebol de 5 (para cegos) Cássio Lopes, ouro com a Seleção nos Jogos de Tóquio.
“Eventos como este mostra para as famílias, para a pessoa com deficiência, que existem portas, que há exemplos. Para mim, servir como espelho, como exemplo, é muito gratificante”, contou o atleta.
Já João Pessoa terá a presença do bicampeão paralímpico nos 100m (T47) Petrúcio Ferreira e o jogador de futebol de 5 Damião Ramos, ouro com a Seleção em Tóquio.
Imprensa
O profissional de imprensa interessado na cobertura do Festival Paralímpico Loterias Caixa necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho, cidade em que será feita a cobertura e o comprovante de vacinação contra a Covid-19.
Patrocínio
O Festival Paralímpico tem o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)