Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Como apoiar os atletas da delegação brasileira de qualquer lugar do mundo

Torcida brasileira comemora nas arquibancadas de ginásio no Riocentro durante os Jogos do Rio 2016 | Foto: Alaor Filho/MPIX/CPB.

Competições esportivas são consideradas um espetáculo para o público. A energia dos atletas, o desejo de vencer e o percurso até o pódio elevam a expectativa da torcida, que fica mais animada à medida que a disputa avança.

A euforia da torcida se transforma em combustível para impulsionar os atletas, que respondem aos estímulos. Mesmo os mais jovens sentem a força de um público animado e participativo. “Eles também estão chamando o papai?”, perguntou o filho mais velho de Daniel Dias durante os Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Daniel, por sua vez, sentiu de longe o incentivo do público: “Nunca ouvi tanto barulho embaixo da água”, comentou o atleta, surpreso, após uma das provas de natação nos Jogos 2016.

Vibrar dentro de um estádio é apenas uma das formas de conectar a torcida aos atletas. Com o universo digital, a torcida ganhou novas formas de apoiar seus atletas e times favoritos.

Uma destas formas é por meio de mensagens de incentivo deixadas nas redes sociais dos esportistas. Muitos deles utilizam suas redes para ter um contato mais próximo com os apaixonados pelos esportes, pessoas que gostam de acompanhar de perto a carreira do atleta e aproveitam o ambiente para deixar recados que os enchem de alegria.

O velocista Petrúcio Ferreira é um dos adeptos das redes sociais e utiliza as ferramentas para compartilhar sua rotina de treinos, episódios marcantes de sua trajetória e até momentos com fãs.

Print da rede social de Petrúcio Ferreira. O atleta  está agachado com o braço esquerdo dobrado e o direito apontando levemente para cima. Ele usa chinelos, bermuda azul e camiseta cinza. Do seu lado esquerdo está Anthony, uma criança que possui a mesma deficiência de Petrúcio (amputação no braço esquerdo). Anthony usa chinelos, bermuda e camiseta sem mangas com estampa do Mickey Mouse.
                                    Foto: Reprodução Instagram Petrúcio Ferreira

Legenda: Print da rede social do atleta Petrúcio Ferreira, que posou para foto agachado ao lado da criança de nome Anthony, que possui a mesma deficiência do velocista (amputação no braço esquerdo).   

Por meio da internet, as vibrações positivas da torcida podem vir de diversas maneiras, de qualquer lugar do mundo. Um ponto positivo desta forma de incentivo é que ela não fica restrita ao momento da disputa. Os comentários, emails e outras formas de comunicação online podem ser feitos a qualquer momento.

Em uma decisão sem precedentes pela pandemia da Covid-19, os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 foram adiados e acontecerão em agosto deste ano, mas sem a presença do público estrangeiro.Nesta edição, as manifestações do público brasileiro, sempre tão efusivas, devem acontecer de forma remota.

Uma das maneiras de apoiar a delegação brasileira de casa será assistindo à transmissão das competições e mostrando nas redes o apoio aos atletas brasileiros de alto rendimento. Contamos com você!

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery