Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB conecta profissionais a deficientes visuais por meio do aplicativo Be My Eyes; veja como usar

Homem vestido com camiseta do Movimento Paralímpico trabalha em frente a um computador

O Be My Eyes é um aplicativo que conecta pessoas cegas ou com baixa visão com voluntários que emprestam seus olhos para ajudá-las. Recentemente, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) firmou uma parceria com app dinamarquês para oferecer assistência especializada às pessoas com deficiência visual que praticam atividade física por meio da plataforma Movimente-se.

O CPB disponibiliza profissionais de Educação Física que atendem aos chamados dos usuários do Movimente-se de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Por meio de chamadas de vídeo no aplicativo, eles tiram dúvidas e orientam a execução dos exercícios lecionados em qualquer uma das aulas para pessoas com deficiência visual.

“Não tenho como utilizar o toque para corrigir o exercício, como costumamos fazer pessoalmente. Então, explico detalhadamente o exercício, utilizando uma linguagem simples e de fácil compreensão. Evito termos técnicos para possibilitar a prática de qualquer pessoa”, relatou Robert Rodrigues, profissional de Educação Física do CPB e que atende no Be My Eyes.

LEIA MAIS
Plataforma “Movimente-se” do Comitê Paralímpico Brasileiro impacta 200 mil pessoas em seis semanas
Ouça a playlist de atletas paralímpicos para você treinar em casa

Sarai Guimarães, 16 anos, tem baixa visão devido a Uveite, doença inflamatória que afetou seus olhos aos três anos. Durante o isolamento social da pandemia de Covid-19, ela fez alguns exercícios do Movimente-se e experimentou o serviço do CPB por meio do aplicativo.
 
“Foi bem legal. Eu fiquei com vergonha no começo por falar com alguém que eu não conheço. O professor que me atendeu me ajudou bastante, principalmente com alguns exercícios que eram mais complicados. Suei e fiquei cansada depois”, comentou Sarai, que cursa o primeiro ano do ensino médio.

A assistência provida pelo CPB está disponível a todos os usuários do Be My Eyes nos países de língua portuguesa e da América do Sul. As orientações são prestadas em português.
 

Movimente-se

Lançado em 1º de junho, o programa oferece aulas gratuitas voltadas exclusivamente a deficientes físicos e visuais. O projeto tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais que nunca praticaram atividade física ou que não possuem orientação profissional.

Todo o conteúdo do Movimente-se é ministrado pelos técnicos do CPB e atletas paralímpicos, que demonstram como realizar exatamente os movimentos dos exercícios. Cada aula consiste em aquecimento, exercício principal e volta à calma (relaxamento).

O primeiro módulo do projeto já está todo disponível no site do Movimento Paralímpico. Foram seis aulas com cinco vídeos cada, que foram divulgadas semanalmente. As videoaulas são diferenciadas por tipos de deficiência. As pessoas com deficiência visual têm disponíveis duas versões, ambas com o mesmo conteúdo, mas uma conta com o recurso de audiodescrição, serviço que descreve as imagens em áudio.

O segundo módulo do Movimente-se já está em produção e a data do lançamento será divulgada nas próximas semanas pelo CPB.


Confira abaixo um passo a passo para usar o serviço do CPB no Be My Eyes:


1º passo
– Instale o Be My Eyes no seu smartphone. Está disponível na Google Play e na Apple Store;
2º passo – Abra o app e aceite a política de privacidade e os termos de serviço do Be My Eyes;
3º passo – Escolha a opção “Preciso de assistência visual”;
4º passo – Faça o seu cadastro ao tocar em “Sou novo”;
5º passo – Confirme o seu e-mail cadastrado;
6º passo – Escolha o idioma português;
7º passo – Permita que o aplicativo tenha acesso ao microfone e à câmera do seu celular;
8º passo – O Be My Eyes vai oferecer para já fazer a sua primeira chamada, mas você deve tocar no botão “Pular”, pois ele ligará para qualquer voluntário disponível e nós queremos falar com um profissional do CPB;
9º passo – O Be My Eyes vai pedir para te enviar e-mails com novidades, ficará ao seu critério aceitar ou não;
10º passo – Na tela principal do app, clique no segundo botão: “Ajuda especializada”;
11º passo – Na próxima janela, vá em “Personal Health”;
12º passo – Escolha “Comitê Paralímpico Brasileiro”;
13º passo – Toque no botão “Chamando Comitê Paralímpico Brasileiro” e aguarde ser atendido;
14º passo – Agora é só conversar com o professor e tirar todas as suas dúvidas.

Para fazer contato direto com Be My Eyes, o e-mail é: community@bemyeyes.com. Já o Movimente-se também dispõe de assistência por e-mail: movimentese@cpb.org.br

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery