Uma alternativa para se distrair durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 é ler boas histórias. Para aumentar ainda mais o seu acervo de incríveis histórias de atletas paralímpicos e pessoas com deficiência, separamos cinco obras literárias que vão te conquistar emocionar. Confira:
– Para-heróis (Joanna de Assis)
Nesta obra lançada em 2014, a jornalista Joanna de Assis narra a história de 10 grandes nomes do Movimento Paralímpico brasileiro. As páginas deste livro trazem detalhes das trajetórias dos velocistas Alan Fonteles, Terezinha Guilhermina e Ádria Santos, da lançadora Rosinha dos Santos, dos nadadores Clodoaldo Silva e Daniel Dias, do judoca Antônio Tenório, do jogador de bocha Dirceu Pinto, do esgrimista Jovane Guissone e do jogador de futebol de 5 Mizael Conrado, atual presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
– Por um sentido na vida (Amy Purdy)
A americana Amy Purdy conta nesta bibliografia sua trajetória. Aos 19 anos, ela teve que amputar as pernas abaixo dos joelhos devido a uma meningite bacteriana. Amy é atleta do snowboard adaptado e possui no currículo uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de inverno de Sochi 2014, além de ser tricampeã da Copa do Mundo. Ela também é modelo e dançarina, participou do programa "Dancing with stars", nos Estados Unidos, e da abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
– A saga de um campeão (Lars Grael)
Neste livro, o velejador brasileiro Lars Grael, que conquistou dois bronzes na classe tornado em Jogos Olímpicos (Seul 1988 e Atlanta 1996) conta sua trajetória no esporte. A obra foi publicada apenas três anos depois que Lars foi atropelado por uma lancha enquanto competia, acidente que o fez perder a perna direita.
CONFIRA TAMBÉM
– Veja 5 filmes para assistir e conhecer atletas do esporte paralímpico nacional e internacional
– Confira 5 perfis de atletas paralímpicos para você seguir no Instagram
– Adorável heroína (Michael Hingson e Susy Flory)
Palestrante internacional e considerado autor best-seller do New York Times, Michael Hingson relata como saiu do 78º andar da Torre Norte do World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Cego de nascença e acompanhado por sua cão-guia Roselle, ele também ajudou outras pessoas a descerem as escadas do prédio que estava prestes a desmoronar. No livro, ele também conta como foi crescer com deficiência visual e sobre a sua relação com cães-guias.
– Como eu era antes de você (Jojo Moyes)
Neste romance, a jornalista e escritora premiada Jojo Moyes conta a história da jovem Luisa Clark que se tornou cuidadora de Will Traynor, ex-atleta que havia ficado tetraplégico recentemente após um acidente de moto. A protagonista tem a missão de animá-lo e mostrar que a vida ainda vale a pena. O livro, publicado no Brasil em 2013, foi líder de vendas no país e também ganhou sua versão cinematográfica três anos depois e que está disponível atualmente na Netflix (com o nome Me Before You, em inglês).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)