Neste sábado, 14, o Encontro Aqua Paralímpico acontece em Fortaleza (CE) e em Porto Alegre (RS). O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o objetivo de incentivar a prática da natação. O festival conta com participantes de diferentes idades e deficiências (física, visual ou intelectual). Na semana anterior, nos dias 6 e 7, o Festival passou por outras nove cidades: Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, João Pessoa, Natal, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo e reuniu mais de 1300 pessoas.
Ao todo, são esperados 340 participantes: 220 em Fortaleza e 120 em Porto Alegre. Nadadores consagrados estarão presentes. Edênia Garcia (classe S3) na capital cearense enquanto Roberto Alcalde (classe S6) comparecerá na capital gaúcha.
O evento surgiu para atender às pessoas com deficiência que não praticam a natação de forma competitiva e crianças que ainda não tem idade para competir no Circuito Brasil Loterias Caixa, que é a partir dos 14 anos. As provas serão disputadas nos quatro estilos (crawl, peito, costas e borboleta), nas distâncias de 25 e 50 metros.
O Encontro Aqua é baseado no Festival Tubarão Paralímpico, que teve quatro edições este ano: em São Paulo, Brasília, Curitiba e Natal. O evento reuniu 643 jovens nadadores. O festival homenageia o nadador Clodoaldo Silva, conhecido como Tubarão Paralímpico, um dos principais nomes do paradesporto nacional com 14 medalhas paralímpicas.
Confira os locais que receberão o Festival:
Fortaleza – CE
Data: 14 de dezembro (sábado)
Horário: 8h às 12h30
Local: UNIFOR, Av. Washington Soares, 1321, Fortaleza
Porto Alegre – RS
Data: 14 de dezembro (sábado)
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Rua Quintino Bocaiuva, 500, Moinhos de Vento
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)