O Rating Integra, a principal ferramenta de avaliação do grau de governança, integridade e transparência na gestão das entidades esportivas do país, fruto da parceria entre empresas e o setor esportivo, apresentou nesta quarta-feira, 23, em São Paulo, o resultado do seu primeiro ano de avaliações. Um total de 26 entidades foram avaliadas, tendo como principais destaques: Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Estas cinco entidades obtiveram as melhores notas na primeira avaliação.
O segundo vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão, representou o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no evento. O superintendente administrativo e financeiro do CPB, Nelson Hervey, o presidente da ANDE, Artur Cruz, e a diretoria administrativa financeira da CBDV, Rosane Barros, também estiveram presentes.
No mesmo evento, também foi divulgado que o Rating Integra dará início ao seu segundo ano de avaliações, através do site www.ratingintegra.org.br, e as entidades esportivas terão até dezembro aplicarem.
“Tivemos um primeiro ano de muitos aprendizados e ajustes, como era de se esperar para uma ferramenta tão importante. É com muita satisfação que apresentamos hoje essa primeira fotografia do cenário esportivo nacional, já com a certeza de que no próximo ano teremos muito mais entidades aderindo ao Rating Integra. Trata-se de um esforço de longo prazo para melhorar o esporte no Brasil e para isso é preciso o envolvimento de todos”, afirma Daniela Castro, diretora executiva do Pacto Pelo Esporte.
Dentre as 26 entidades que participaram do primeiro ciclo do Rating Integra, 46% são de pequeno porte, 27% de médio porte, 8% grande e 19% micro. 69% delas estão localizadas na região sudeste, 12% na Centro Oeste, 11% na região Sul, enquanto as regiões Norte e Nordeste tiveram cada uma 4% das entidades avaliadas. Em uma escala de 0 a 10, a melhor nota foi 8,7 e a menor 2,4, com média geral de 4,65.
As entidades que participaram do primeiro ciclo do Rating Integra apresentaram melhores resultado nos itens Prestação de contas para o governo; Transparência das regras e Políticas e Normas e controles internos. Já entre os maiores desafios estão a aprimoração de Código de conduta, Gestão de Fornecedores e Sistema de integridade (Compliance).
O Rating Integra servirá como referência para as empresas patrocinadoras no futuro, visando aumentar o investimento no setor, além de trazer mais transparência e eficácia para as entidades.
Ainda durante o evento, algumas empresas apoiadoras do Pacto Pelo Esporte anunciaram contrapartidas para as entidades que aderiram ao Rating Integra e a ideia é que o apoio aumente nos próximos anos.
Entenda o Rating Integra
O Rating Integra é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Instituto Ethos e do Pacto pelo Esporte, cujo objetivo é avaliar a maturidade das entidades e instrumentalizá-las a fim de aprimorar os sistemas de governança, integridade e ampliar a transparência. Trata-se da primeira iniciativa de medição de governança e integridade voltado para instituições desportivas atuantes no Brasil, desenhado com sua participação e experiência, em parceria com empresas. Constitui também uma ferramenta aos financiadores do esporte, que têm nele um parâmetro claro para avaliar e reconhecer o comprometimento das instituições patrocinadas com melhorias contínuas.