O nadador Daniel Dias cai na água nesta quarta-feira, 28, pela terceira vez nesta edição de Parapan com um recorde à vista. Caso confirme o favoritismo nos 100m livre da classe S5, às 19h20 (de Brasília), chegará à incrível marca de 30 medalhas parapan-americanas em quatro edições disputadas.
Ele chegou a Lima com 27 pódios na conta. Nadou os 50m costas na segunda-feira, 25, e o 50m livre na terça-feira, 26, com o mesmo resultado: ouro. Desde o Rio 2007, ano de sua estreia em Parapans, só caiu na água para sair dela com a medalha dourada.
Esta quarta-feira, 28, quinto dia de Jogos Parapan-Americanos, marca a despedida das provas de atletismo da principal competição continental do ciclo rumo a Tóquio 2020. A modalidade teve início no sábado, 23, e contou desde as primeiras horas com a superioridade dos atletas brasileiros.
Petrúcio Ferreira entra na pista do Estádio de Atletismo da Videna para disputar a prova da qual acumula o status de campeão paralímpico no Rio 2016, campeão mundial em Londres, 2017, e recordista mundial: os 100m. A partir das 17h55, será a final, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
O paraibano correu apenas uma vez neste Jogos Parapan-Americanos. No domingo, 25, ele sagrou-se campeão dos 400m, distância que não costuma competir mas que mesmo assim inseriu em seu inventário a medalha de ouro continental.
Nos 200m masculino da classe T37 (paralisados cerebrais) existe a expectativa de um pódio recheado de brasileiros. Os dois melhores velocistas do mundo nesta distância comporão raia no fim de tarde, início de noite, em Lima, em busca do ouro. O rondoniense Mateus Evangelista é o vice-líder do ranking mundial nesta prova em 2019, com 23s93, e o carioca Vitor Antonio de Jesus é o mais rápido da temporada com 23s16. Ambas as marcas foram alcançadas na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, durante o Open Internacional Loterias Caixa, em abril. Eles também terão a companhia do sul-matogrossense Jonatan Ferreira.
Este trio teve a oportunidade de subir ao pódio em Lima. Vitor foi ouro nos 400m logo no sábado. Mateus, nos 100m, na segunda-feira, prova na qual Jonatan abocanhou o bronze.
Alessandro Rodrigo volta ao campo do Estádio de Atletismo da Videna (Vila Deportiva Nacional) na condição de bicampeão Parapan-Americano do lançamento de disco agora para o arremesso de peso. Ele ostenta o ouro na edição de quatro anos atrás, em Toronto, e vai para confirma o favoritismo nesta quarta-feira.
O paulista de Santo André é o terceiro colocado no ranking mundial na temporada 2019, com 13m48, e o concorrente do continente mais próximo a ele nesta lista do IPC (Comitê Paralímpico Internacional na sigla em inglês) é o trinitário-tobagense Ronald Carlos Greene, com 10m59, 14º do mundo.
Confira, abaixo, a programação completa do Brasil nesta quarta-feira, 28:
11h – Natação
12h – Goalball masculino
Brasil x A definir
13h – Tênis em cadeira de rodas
15h30 – Futebol de 7
Brasil x Estados Unidos
17h20 – Atletismo
18h15 – Basquete em cadeira de rodas masculino
Brasil x A definir
19h – Natação
19h – Vôlei sentado masculino (Final)
Brasil x A definir
19h30 – Futebol de 5
Brasil x Costa Rica
20h45 – Goalball (feminino)
Brasil x Peru
21h ou 23h – Vôlei sentado feminino (Final ou decisão de 3º)
Brasil x A definir
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)