Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB reafirma compromisso com a base, na abertura do Seminário Escolar Paralímpico, em Sergipe

Alê Cabral/CPB

Na abertura da segunda edição do Seminário Internacional Paralímpico, na tarde desta quinta-feira, 18, em Aracaju, Sergipe, o Comitê Paralímpico Brasileiro reafirmou seu compromisso com a promoção e o fomento do desporto para pessoas com deficiência em idade escolar. 

O evento reúne cerca de 300 inscritos de 22 estados e do Distrito Federal na Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, Sergipe. Até o fim da tarde do sábado, 20, profissionais e alunos de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e profissionais em geral que atuam na iniciação da prática paradesportiva compartilharão dos conhecimentos especializados a profissionais de instituições de ensino que não sejam envolvidos com o alto rendimento do esporte paralímpico.

“O Comitê Paralímpico Brasileiro está preocupado em buscar a sustentação do movimento paralímpico para daqui 10, 15, 20 anos. Este seminário visa discutir, oportunizar, colocar nossos melhores profissionais, aquele que têm o poder da transformação, para levar o poder do conhecimento. Quem sabe, daqui a 10, 20 anos, a gente possa ver a diferença acontecendo”, disse em seu discurso o segundo vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Ivaldo Brandão. 

“O Comitê Paralímpico Brasileiro investe na desenvolvimento da base e, para isso, precisamos promover regularmente a capacitação. Um exemplo é a realização das Paralimpíadas Escolares, que são as maiores do mundo para esta faixa etária. Em 2018, por exemplo, foram 1.000 atletas do Brasil inteiro em ação no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A Região Nordeste sempre foi um celeiro de atletas paralímpicos, como a cearense edênia Garcia, o alagoano Yohansson Nascimento, e a gente sabe das dificuldades de promover o fomento na Região. Por isto, deste evento aqui em Aracaju contribui para a capacitar os profissionais do Nordeste, para aumentarmos a base de atletas da Região no alto rendimento”, disse Naíse Pedrosa, primeira vice-presidente do CPB, que foi a primeira a discursar na tarde desta quinta-feira. 

LEIA MAIS
2º Seminário Paralímpico Escolar começa nesta quinta, 18, em Aracaju, Sergipe
CPB busca atualizar métodos de ensino no Seminário Internacional Paralímpico Escolar

Além dos inscritos, a cerimônia de abertura contou com o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Unit, professor Diego Menezes, o superintendente estadual de Educação, Esporte e Cultura de Sergipe, José Ricardo de Santana, o coordenador da Academia Paralímpica Brasileira (APB), professor José Fernandes, além de representantes estaduais do Conselho Nacional de Educação Física (Confef), e os profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro que promoverão os mini-cursos específicos de modalidades no Seminário Escolar Paralímpico.

“Agradecemos ao Comitê Paralímpico Brasileiro pela sensibilidade por ter olhado pelo nosso estado de Sergipe, o menor do país, e pela nossa Região de forma inclusiva, por permitir este espaço receber esta iniciativa. Repetindo o gesto que foi feito no ano passado, quando recebeu uma etapa do Circuito Loterias Caixa”, felicitou Diego Menezes, pró-reitor da Unit. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery