A Seleção Brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas venceu, no último sábado, 18, a Alemanha por 12 pontos de vantagem (65 a 53) no primeiro jogo de uma série de quatro amistosos, que serão disputados até a próxima quarta-feira, na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), em Niterói, no Rio de Janeiro.
A primeira metade do jogo foi muito acirrada, com o primeiro quarto terminando com vitória brasileira por apenas um ponto (16-15). O equilíbrio continuou no segundo período, que terminou com a vantagem de uma cesta para a Alemanha (15-13). O terceiro quarto foi crucial para a Seleção verde e amarela na partida. Focada, a equipe marcou 19 pontos contra apenas seis dos alemães. No quarto final, o placar ficou igual (17-17). Os atletas brasileiros Leandro de Miranda e Marcos Sanches ficaram empatados como cestinhas da partida, com 22 pontos marcados cada. Do lado dos alemães, o maior pontuador foi Aliaksandr Halouski, com 14.
Os amistosos fazem parte da terceira etapa de treinamento do Brasil no ano. Treze atletas participam desta fase, que antecede uma competição importante para a equipe: o Campeonato Sul-Americano, classificatório para a Copa América 2017 da modalidade. A Seleção embarca no dia 26 de junho para Cáli, na Colômbia, onde se realizará a competição. Além da equipe anfitriã, o Brasil enfrentará as seleções da Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru.
A seleção alemã é tida como uma das potências do basquete em cadeira de rodas europeu. A equipe conquistou a medalha de bronze no Campeonato Europeu 2015. A Alemanha integra o grupo do Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, junto com Estados Unidos, Grã-Bretanha, Irã e Argélia. O outro grupo é composto por Espanha, Austrália, Canadá, Turquia, Holanda e Japão.
Serviço
Evento: amistosos de basquete em cadeira de rodas entre Brasil e Alemanha
Datas: dias 20 (às 18h), 21 (às 15h) e 22 (às 10h).
Local: Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos – ANDEF. (Estrada Velha de Maricá, 4830, Rio do Ouro. Niterói-RJ)
Entrada franca
Com informações da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC).
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)