Com 100% de aproveitamento, a AMC-MT sagrou-se, neste domingo, 19, campeã do Regional Centro-Norte de Futebol de 5, em partida disputada no ginásio do CIEF, em Brasília. O time de Cuiabá venceu na final a equipe da casa, a UNIACE-DF, pelo placar de 4 a 1, e se manteve no topo da competição.
Apostando no faro de gols de João Silva, a AMC-MT partiu para o ataque desde o início do jogo. A blitz feita pela equipe de Cuiabá deu resultado e a UNIACE-DF dificilmente levava perigo ao gol adversário. O primeiro tento saiu ainda na etapa inicial, com o artilheiro da equipe. Na etapa complementar, o camisa 9 ainda encontrou brecha para marcar o seu segundo gol.
Apoiada pelos torcedores locais, a UNIACE-DF não se entregou e tentou entrar novamente na disputa após Leandro Martins diminuir o placar. A reação parou por aí. Seis minutos depois, Joede fez 3 a 1 para a AMC-MT, no primeiro gol da equipe que não foi marcado por João. Após ampliar a vantagem, os mato-grossenses diminuíram o ritmo, mas mesmo assim conseguiram balançar a rede mais uma vez. E o gol do título dos cuiabanos saiu exatamente dos pés dele: João Silva. O craque da competição marcou e a equipe foi campeã, vencendo por 4 a 1.
Vaga e bronze
A partida que valeu o terceiro lugar da competição colocou frente a frente duas rivais estaduais – ISMAC-MS e ADVIMS-MS. Desde o apito inicial do árbitro, as equipes demonstraram muito equilíbrio e disposição, que reduziram as chances de gols. Na melhor oportunidade, aos 21 minutos da primeira etapa, Maurício abriu o placar para o ISMAC-MS em cobrança de tiro livre. A resposta da ADVIMS-MS veio logo em seguida, com Nivaldo, que deixou tudo igual. No segundo tempo, o jogo se encaminhava para a decisão por pênaltis, quando Teófilo Sanchez aproveitou a falha da zaga do ISMAC-MS e fez 2 a 1. Vitória de virada da ADVIMS-MS, que garantiu o bronze e a vaga na Copa Loterias CAIXA de Futebol de 5 – Série B 2016.
Premiação
Com uma média incrível, de 3,25 gols por partida – quatro no total –, João Silva foi o artilheiro da competição com 13 tentos. Para o melhor goleiro do Regional, o prêmio foi dado ao arqueiro do ISMAC-MS, Eric Montenegro.
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)