O primeiro dia de disputas do Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas, em São Paulo, já garantiu uma final brasileira nesta quinta-feira, 26, no Novotel Center Norte, local onde a competição está sendo realizada. Os atletas Fábio Damasceno e Moacir Ribeiro disputarão, a partir das 18h, a medalha de ouro da espada categoria A.
Para Damasceno, a possibilidade da medalha de ouro vai além do título continental. Caso se torne campeão, o mineiro radicado no Rio Grande do Sul garantirá uma vaga nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. “Essa não é minha melhor arma, jogo melhor o florete, mas estou aqui para competir, incomodar, e quero ser o campeão”, contou. No confronto decisivo, Damasceno espera seguir com o mesmo ritmo da manhã. “Entrei disposto nos jogos e soltei meu melhor. Agora na final, contra o Moacir, vou voltar a fazer meu melhor. Essa chance de ir aos Jogos é muito animadora e vai me empurrar para frente”, concluiu.
Moacir Ribeiro, por sua vez, falou com cautela sobre o confronto. Mesmo tendo feito a melhor campanha entre os competidores, não acha que terá facilidades contra Damasceno. “A espada é uma arma muito cheia de possibilidades, tem a questão do toque duplo e possibilita o atleta a jogar com a tática, utilizando vantagem. E todo mundo chegou aqui porque é bom, então será um jogo difícil e sem favoritos”, analisou Moacir.
A primeira medalha do Regional das Américas saiu para um canadense, no sabre categoria B masculino. O campeão, Pierre Mainville, superou o americano Joseph Brinson para ficar com o ouro.
Além da final entre Damasceno e Ribeiro, haverá a disputa por medalhas na espada categoria B masculino e no florete categoria A feminino. O Regional das Américas se estende até o sábado, 28, e conta com a participação de 36 atletas de cinco países.
Serviço
Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas
Data: 26 a 28 de maio
Local: Novotel Center Norte – Av. Zaki Narchi, 500, Vila Guilherme – São Paulo
Horário: Sexta, das 8h às 19h30; Sábado, das 9h às 17h
Convênio – Ministério do Esporte
A participação da Seleção Brasileira de esgrima em cadeira de rodas no Regional das Américas é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro no Regional das Américas
Thiago Rizerio (thiago.rizerio@cpb.org.br / 61 9267 2935)