A Seleção Brasileira de halterofilismo está desde o último domingo, 15, no Centro de Referência em Desenvolvimento (CRD), em Itú (SP), para a III Fase de Treinamento e Avaliações. As atividades da equipe brasileira se estendem até o próximo sábado, 21, e tem como foco a preparação dos atletas para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
Na terça-feira, 17, a delegação brasileira visitou as instalações do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, onde fará a aclimatação para o Rio 2016, de 21 a 31 de agosto. A equipe verde e amarela também conta com um reforço nos treinamentos, o egípcio Othmar Sherief, considerado por muitos o atleta mais forte do mundo, na relação peso levantado x peso corporal.
Ele faz um intercâmbio de treinos no CRD junto com seu técnico, o brasileiro Valdecir Lopes. O atleta é bicampeão paralímpico (Londres-2012 e Pequim-2008) na antiga categoria até 56 kg e bicampeão mundial (Dubai-2014 e Kuala Lumpur-2010). Sherief é ainda o atual recordista mundial das categorias até 54 e 56 kg, com 205 e 210,5 kg, respectivamente.
Outro objetivo da seleção é capacitar os atletas mais jovens que apresentam grande potencial, com o pensamento em um novo ciclo de halterofilistas, que devem estar prontos pros Jogos de Tóquio-2020.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)