A quinta-feira, 5, foi um dia glorioso para a Seleção Brasileira de natação. Na disputa do Campeonato Europeu da modalidade, a equipe teve um desempenho elogiável, com representantes em quatro provas valendo medalha. E não deu outra, todos subiram ao pódio. Destaque para Daniel Dias que, além do ouro, ainda quebrou o recorde mundial nos 50m costas S5.
Daniel fez uma prova espetacular e bateu seu próprio recorde, com 34s95. A antiga marca era 34s99, feita por ele nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012. “O resultado foi muito comemorado por toda a comissão técnica, por se tratar de uma fase de treinamento da Seleção”, comentou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da equipe brasileira de natação.
O segundo lugar mais alto do pódio também teve presença brasileira neste quinto dia de disputas. Vanilton Nascimento levou a prata nos 100m livre S9 após marcar 57s92. O atleta vem nadando constantemente na casa dos 57s. Esta foi a terceira vez em 2016. Já Andre Brasil chegou a sua sexta medalha na competição, com o bronze nos 200m medley (2min16s01).
Fechando a etapa, o revezamento 4x50m livre misto 20pts marcou a segunda prata brasileira do dia. O quarteto formado por Clodoaldo Silva, Esthefany Rodrigues, Joana Neves e Daniel Dias concluiu a prova em 2min32s19.
Com os resultados, o Brasil continua a ocupar o sexto lugar no quadro geral de medalhas da competição, com 18 pódios – seis ouros, oito pratas e quatro bronzes.
Nesta sexta-feira, 6, seis brasileiros disputam provas:
– Daniel Dias e Clodoaldo Silva nos 100m livre S5;
– Joana Neves e Esthefany Rodrigues nos 100m livre S5;
– Italo Pereira nos 100m livre S7;
– Talisson Glock nos 400m livre S6.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)