O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nesta terça-feira, 12, o regulamento das Paralimpíadas Escolares 2016, marcadas para o mês de novembro, de 21 a 26, em São Paulo (SP).
Entre as mudanças, houve uma redução de no mínimo três equipes inscritas nas modalidades coletivas. A faixa etária também sofreu alteração, e será de 12 a 17 anos conforme descrito abaixo.
As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo CPB para fortalecer o esporte paralímpico desde a base. Ao longo dos anos, os Jogos já revelaram nomes importantes do paradesporto, como Alan Fonteles, campeão dos 200m nos Jogos de Londres-2012; a saltadora Lorena Spoladore, campeã mundial em Lyon-2013 e medalha de prata em Doha-2015; Leomon Moreno, do goalball, medalhista de prata em Londres-2012 e campeão mundial na Finlândia-2014; e o velocista recordista mundial dos 200m T47, Petrúcio Ferreira.
Modalidades: Atletismo, bocha, judô, natação e tênis de mesa
Idade: 12 a 17 anos
Modalidades: Futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado*
Idade: 14 a 17 anos
*Para a modalidade voleibol sentado, a equipe será composta por atletas do gênero masculino e feminino, obedecendo a proporção de 50% entre os gêneros, sendo obrigatória a presença de duas atletas em quadra durante a partida.
Confira o regulamento das Paralimpíadas Escolares 2016
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)