A I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas chegou ao fim neste domingo, 13, com a disputa por equipes de espada. O Paraná bateu o Rio Grande do Sul na final por 45 a 44 no Country Clube, em Valinhos (SP), e faturou a medalha de ouro.
Classificados de forma direta para a final por terem feito a melhor campanha nos dois dias anteriores de competição, os paranaenses aguardavam o adversário que sairia do confronto entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. Melhor para os gaúchos, que avançaram pelo placar de 45 a 38.
Na decisão, o Rio Grande do Sul encaminhava para a vitória. No último combate, eles estavam na frente com a parcial de 40 a 37 e ainda contavam com o campeão paralímpico, Jovane Guissone. Porém, eles não esperavam a boa performance do esgrimista Moacir Ribeiro. Ele empatou o confronto e manteve a tranquilidade para conseguir a vitória.
“Quando eu entrei, a situação não estava nada favorável para a gente. Eu mantive o foco e, desde o começo, só pensava em ajudar os meus colegas. Queria muito sair com essa vitória”, comemorou Moacir, que joga esgrima há quatro anos.
O atleta também ressaltou a rivalidade entre os dois estados na esgrima em cadeira de rodas. “Estamos sempre fazendo as finais por equipe. É como se fosse um clássico no futebol. Voltar para Curitiba com essa medalha não tem preço”, afirmou o esgrimista, que teve uma das pernas amputada após um acidente de moto em 2009.
Amistoso
De forma amistosa, as mulheres também duelaram no último dia de competição. A equipe do Rio Grande do Sul passou pelo combinado do Paraná e do Rio de Janeiro por 45 a 39.
A I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas é patrocinada pela Caixa Loterias.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro em Valinhos
Rafael Moura (rafael.moura@cpb.org.br / 61 81619271)